Sempre um rival de respeito

Após o fiasco na Copa do Mundo de 2010, quando terminou em último lugar no seu grupo, atrás de Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, a Itália demitiu o técnico Marcelo Lippi e apostou em uma reestruturação comandada por Cesare Prandelli. Com o treinador, a Azzurra surpreendeu os favoritos e conseguiu fazer boa campanha na Eurocopa de 2012, mas acabou goleada por 4 x 0 pela Espanha na final do torneio.

O resultado expôs a diferença entre as equipes, mas garantiu uma vaga na Copa das Confederações de 2013 para os italianos, já que a Espanha também é a atual campeã mundial. Os trunfos do técnico eram o entrosamento entre Mario Balotelli e Kareem (Stephan) El Shaarawy, atacantes que vestem a camisa do Milan, além da tradicional força defensiva da Itália. Aliás, ninguém duvida da capacidade de superação da camisa azul, mesmo quando a equipe não está entre as favoritas. Até porque, nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, a Itália lidera o Grupo B europeu, à frente de Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Armênia e Malta. Durante o torneio, o time sofreu a baixa de Balotelli, lesionado, mas ainda assim fez uma bela campanha e só caiu na semifinal, nos pênaltis, diante da Espanha.

Laurence Griffiths/Getty Images#Balotelli, um dos destaques da seleção italiana

História

A seleção italiana só participou uma vez da Copa das Confederações. A campanha de 2009 não deixou saudades na torcida. A Azzurra não conseguiu nem se classificar para as semifinais após ser derrotada por Egito (0 x 1) e Brasil (0 x 3). A única vitória foi na estreia contra os EUA (3 x 1).

Ficha técnica

Confederação: Uefa (Europa)
Qualificação: Vice-campeão da Eurocopa
Número de participações na Copa das Confederações: 1
Partidas disputadas em Copa das Confederações: 3 partidas (1 vitória; 0 empates e 2 derrotas)
Técnico: Cesare Prandelli
Time-base: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e De Schiglio; Pirlo, De Rossi, Montolivo, Marchisio e Giaccherini; Balotelli (veja a lista completa com os 23 convocados)
Destaque: Mario Balotelli (atacante de 22 anos do Milan)
Principais títulos: Tetracampeão da Copa do Mundo (1934, 1938, 1982 e 2006); Medalha de ouro olímpica (1936); Campeão da Eurocopa (1968)
Posição no ranking da FIFA:
Material esportivo: Puma
Site oficial: www.figc.it