50 dias para a Copa: 50 razões para ser um voluntário

23/04/2014 - 16:29

A 50 dias para o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o site do Programa Brasil Voluntário listou os 50 principais motivos que levaram milhares de brasileiros a se inscreverem no programa para atuar como voluntário no torneio. Confira:

1. EXPERIÊNCIA PARA A VIDA TODA
Participando do programa, o voluntário ajudará o Brasil a fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos.

2. FAZER PARTE DE UM DOS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNDO
Durante 30 dias o mundo inteiro estará de olho no Brasil! A Copa do Mundo FIFA é um dos megaeventos mais conhecidos do planeta.

3. CULTURAS DO MUNDO INTEIRO
Além de fazer parte dos eventos, os voluntários terão uma excelente oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas.

4. INTEGRAÇÃO
Esta é a chance de os voluntários atuarem em locais novos e se integrarem com sua cidade.

5. MERCADO DE TRABALHO
Profissionalmente, participar de um programa de voluntariado em um evento internacional pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

6. DIFERENCIAL NO CURRÍCULO
Atuar como voluntário é a chance de descobrir novas habilidades e competências profissionais e ter um diferencial no currículo.

7. ESPÍRITO DE LIDERANÇA
Atuar como voluntário é também a chance de desenvolver ainda mais seu espírito de liderança.

8. TRABALHAR EM EQUIPE
O voluntário desenvolve valores como trabalho em equipe e iniciativa e agrega conhecimentos ao grupo ao qual pertence.

9. COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS
Em todas redes sociais, é possível compartilhar experiências de voluntariado com grupos e amigos.

10. DESCOBRIR NOVAS HABILIDADES
Atuar em um megaevento é uma ótima oportunidade para descobrir e treinar novas competências pessoais e profissionais.

11. TER CONTATO COM JORNALISTAS DO MUNDO TODO
Quem atuar nos Centros Abertos de Mídia terá contatos com jornalistas de todo o mundo e colocar em prática outros idiomas.

12. MOSTRAR SUA CIDADE AO MUNDO
Milhares de visitantes estrangeiros irão visitar as doze cidades-sede da Copa. O visitante que for bem atendido garante o retorno.

13. PARTICIPAR DE EXIBIÇÕES CULTURAIS
Os eventos de exibição pública mostrarão ao mundo o que o Brasil tem de melhor. A atuação dos voluntários será essencial para que os visitantes se sintam acolhidos.

14. ENTENDER COMO UM AEROPORTO FUNCIONA DE PERTO
Quem atuar nos aeroportos terá a chance de ver de perto a dinâmica diária dos embarques e desembarques.

15. INTERAGIR COM TORCEDORES DE OUTROS 31 PAÍSES
Além de praticar outros idiomas, interagir com torcedores de outros países é também uma oportunidade de fazer novos amigos fora do Brasil.

16. HISTÓRIAS PARA A VIDA TODA
Cada momento vivido no torneio será uma nova história de muita diversão, que poderá ser compartilhada com amigos e familiares por toda a vida.

17. FAZER NOVOS AMIGOS
O voluntário tem a oportunidade de fazer amigos do mundo todo e pela vida toda.

18. APRENDIZADO
O voluntário aprende noções de atendimento, hospitalidade e segurança e primeiros socorros, além dos cursos de idiomas, meio ambiente, história do futebol e megaeventos.

19. CERTIFICAÇÃO
Após a conclusão dos treinamentos, o voluntário receberá certificados emitidos pela Universidade de Brasília (UnB) com a chancela de 17 universidades parceiras.

20. CURRÍCULO ACADÊMICO
Para os universitários, os certificados de treinamento e atuação valem como cursos extra-curriculares ou de extensão, aumentando o número de horas em seu currículo acadêmico.

21. CULTURA DE VOLUNTARIADO
A Copa do Mundo é também uma oportunidade para o Brasil criar uma cultura de voluntariado para outras mobilizações no país.

22. AJUDA AO PRÓXIMO
Ser voluntário é agir em benefício do próximo.

23. MOSTRAR NOSSO PAÍS AO MUNDO
Atuar como voluntário é dar ao Brasil a chance de mostrar para o estrangeiro todo o seu potencial turístico. Desta forma, ele retorna ao país, garantindo renda e emprego a diversas comunidades.

24. APRENDER NOVOS IDIOMAS
Mesmo que não saiba uma língua estrangeira, ao atender um visitante de outro país o voluntário poderá aprender frases em outros idiomas e aplicá-las no dia a dia.

25. PRATICAR NOVOS IDIOMAS
Esta é uma oportunidade para praticar idiomas que o voluntário já conhece, como o inglês, o espanhol, o francês ou italiano.

26. UNIR ESFORÇOS
A atuação voluntária é uma união de esforços de pessoas que enxergam a vida diferente e que se propõe a minimizar as dificuldades do outro.

27. POR UM MUNDO MELHOR
Atuar conjuntamente significa unir-se na construção de uma sociedade mais justa e solidária, de um mundo melhor para todos hoje e para as gerações futuras.

28. CIDADANIA
Atualmente, as ações voluntárias são entendidas como exercício da cidadania. O voluntário desenvolve maior senso de comprometimento e responsabilidade.

29. NOVAS CARACTERÍSTICAS
Alegria, solidariedade, ética, dinamismo, são características que afloram com o voluntariado.

30. SAIR DA ROTINA
Esta é uma oportunidade de sair da rotina diária, de forma a contribuir para o bem de outras pessoas.

31. BONS MOMENTOS
Além dos contatos profissionais e novas amizades, o voluntariado pode ser muito divertido e garantir bons momentos e boas risadas.

32. HOSPITALIDADE
É uma ótima oportunidade de o Brasil mostrar que somos um país hospitaleiro, de valorizar nossa cultura tanto para os visitantes locais quanto diante dos estrangeiros.

33. AJUDAR SEU PAÍS
Ser voluntário é poder ajudar o Brasil a ser um país ainda melhor.

34. ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS
O treinamento presencial e a distância traz assuntos que serão úteis ao voluntário

35. ENTENDER A MOBILIDADE DA CIDADE
Quem atuar na área de mobilidade ganhará experiência em gestão de fluxo de pessoas. Isto pode ser usado no currículo profissional.

36. CONHECER MAIS O BRASIL
Pessoas de outras cidades que atuarem em uma das doze sedes poderão descobrir um novo Brasil.

37. OPORTUNIDADE DE SE QUALIFICAR
O voluntariado tem sido cada vez mais reconhecido pelas empresas. Atuar como voluntário em um megaevento como a Copa do Mundo faz toda diferença.

38. DESCOBRIR NOVAS POTENCIALIDADES
Quando você é voluntário, descobre habilidades que não conhecia antes.

39. APRENDER SOBRE TURISMO
O turismo no Brasil tem crescido e saber como funciona este ramo pode ser o pontapé inicial para desenvolver habilidades e buscar novas oportunidades profissionais.

40. APRENDER UM POUCO SOBRE SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS
Conhecer um pouco sobre segurança e primeiros socorros não serão essenciais somente durante o torneio, mas também para o dia a dia.

41. ENTENDER COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DA CIDADE
O transporte de uma cidade é muito mais complexo do que se imagina. Os voluntários terão a chance de conhecer melhor esta área.

42. MOSTRAR A PAIXÃO PELO BRASIL
Apaixonados pelo país, os voluntários poderão demonstrar o seu amor à pátria

43. AJUDAR A SUA COMUNIDADE
O voluntário irá ajudar a própria comunidade. O visitante bem atendido irá ver um Brasil hospitaleiro e voltará à cidade.

44. SOLUCIONAR PROBLEMAS
Ajudar visitantes e torcedores a solucionar seus problemas é uma forma de fazer um evento bonito e organizado.

45. TER CONTATO COM A DIVERSIDADE
Esta é a chance de conviver com pessoas de diferentes culturas e garantir o respeito à diversidade, independente de gênero, cor ou raça.

46. DOAÇÃO
O voluntariado é uma das mais belas formas de doação de tempo e atenção a quem precisa de ajuda.

47. BENEFÍCIOS À SAÚDE
Pesquisas apontam que o voluntariado traz benefícios para a saúde, incluindo o aumento da longevidade, a melhora na qualidade de vida e a redução no estresse.

48. RELAÇÕES HUMANAS
Passar algumas horas atuando como voluntário é uma ótima forma de melhorar a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

49. VOLUNTARIADO É AÇÃO
O voluntário é uma pessoa criativa, decidida e solidária. A ação contribui para uma sociedade participante e responsável.

50. RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
À escolha do ano de 2001 pelas ONU como Ano Internacional do Voluntariado mostra o reconhecimento internacional deste tipo de atuação.

Fonte: Programa Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Voluntários do governo federal aprovam experiência no Mundial; objetivo agora é aproveitar a vivência adquirida em novos projetos e na busca por oportunidades no mercado de trabalho
+
Certificação digital estará disponível na plataforma de agendamento; voluntários do governo federal serão comunicados por email
+
Voluntários do governo federal falam sobre a oportunidade de atuar no auxílio a torcedores e visitantes e relatam as emoções vividas durante o Mundial
+