A 30 dias da Copa, FIFA antecipa detalhes da cerimônia de abertura

13/05/2014 - 19:44
No elenco, há dançarinas, ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau que farão uma apresentação de cerca de 25 minutos

Mais de 600 bailarinos treinam pesado para encantar o mundo na abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. A cerimônia mostrará a diversidade e a beleza do Brasil antes de a seleção canarinho jogar sua primeira partida contra a Croácia, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo.

“A cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante”, afirma a diretora artística do show, a belga Daphné Cornez, depois de liderar mais um dos ensaios que começaram neste mês.

Cada um dos tesouros ressaltados por ela é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central “viva”. Essa bola de led possui mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade e se movimenta no espetáculo. A cerimônia terá duração de 25 minutos, mas os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação artística. Até lá, serão cerca de 84 horas de ensaios.

Como a cerimônia está marcada para menos de duas horas antes de a bola rolar, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo. Todos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois do teste, durante quatro dias.

“Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício. No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, cenografia, nas coreografias, fantasias e na trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta”, revela a diretora executiva de planejamento e suporte a operações do Comitê Organizador Local (COL), Joana Havelange.

No elenco, que se apresentará de forma voluntária, há também ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau. Após a apresentação dos bailarinos e das riquezas do Brasil, o espetáculo será encerrado com a performance da música oficial da Copa do Mundo da FIFA, “We Are One”, pelo rapperPitbull, as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte e o Olodum.

Confira a reportagem completa no site da FIFA

Notícias Relacionadas

Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+