Acampamento Farroupilha espera visitantes em Porto Alegre durante a Copa

07/05/2014 - 13:42
Estimativa é de que 400 mil pessoas passem pelo Parque Harmonia de 12 de junho a 13 de julho

Empenhada em despertar o interesse e a simpatia dos turistas que chegarão a Porto Alegre em função da Copa do Mundo, a cidade começou a montar nesta semana uma estrutura que traduz a essência da cultura e da tradição gaúcha no coração da Capital. De 12 de junho a 13 de julho, o Acampamento Farroupilha Extraordinário irá abrigar 86 galpões de associações, piquetes, departamentos de empresas e CTGs nos 16 hectares do Parque Harmonia.

O espaço, organizado pelas secretarias municipais do Turismo e da Cultura, em parceria com a 1ª Região Tradicionalista, vai operar com um norte: receber bem os visitantes. Foi nesse contexto que começou a ser erguido o primeiro galpão, casualmente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A estrutura ficará ao lado da secretaria do acampamento, junto ao palco central e à área de convivência. “Ali teremos danças, música, canto e teatro, entre outras atrações típicas do Rio Grande do Sul”, afirma o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Giovani Osório Tubino.

A expectativa é de que o acampamento receba cerca de 400 mil pessoas durante o período da Copa. Além das atividades no palco central, um amplo cronograma de eventos está previsto. “Haverá, ainda, uma fazendinha, onde diversas práticas da cultura gaúcha estarão à mostra, como, por exemplo, demonstrações da lida campeira com equinos da raça crioula, organizadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)”.

Para assegurar o bom funcionamento do parque e a satisfação do público, a atenção com a segurança será grande. Um quartel da Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e uma estrutura de atendimento médico estarão de plantão no complexo. Segundo Tubino, os 86 galpões receberam capacitação da Secretaria de Turismo e do Senac para oferecer aos visitantes alimentação de qualidade e respeitando todas as regras da Vigilância Sanitária.

O coordenador da SMC aposta no turismo criativo como ferramenta para que Porto Alegre deixe boas lembranças ao público. “Os visitantes terão acesso livre e poderão interagir com os ocupantes dos galpões”, disse Tubino. Entre as atividades, destaque para a oficina do churrasco, em diferentes horários e galpões.

O acampamento será aberto oficialmente às 9h do dia 12 de junho. O funcionamento será das 10h às 22h de segundas a quintas-feiras; das 9h às 24h nas sextas-feiras, das 9h às 22h nos sábados e das 9h às 24h em dias de jogos.

Claudio Medaglia, Portal da Copa em Porto Alegre (RS)

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Polícia Rodoviária Federal decidiu reforçar a vigilância em rodovias de acesso ao estado do Rio Grande do Sul usadas por torcedores do país
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+