Aeroporto de Fortaleza recebe 2.697 voos durante a primeira fase da Copa

27/06/2014 - 14:31
Dia de maior movimento foi registrado em 17 de junho, data da partida entre Brasil e México

Foto: Thiago Cafardo/ Portal da Copa#O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, registrou 2.697 voos durante a primeira fase da Copa do Mundo, entre 12 e 26 de junho. Foram 1.348 chegadas e 1.349 partidas – média de 180 por dia. O total de assentos ofertados, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foi de 424.191, entre aterrissagens (211.901) e decolagens (212.290). A Infraero informou que o total de passageiros na capital cearense ainda não foi repassado pelas empresas aéreas. 

O dia de maior movimento foi registrado em 17 de junho, data da partida entre Brasil e México na Arena Castelão, quando 122 aviões aterrissaram na capital cearense, com 17.424 assentos ofertados, e outros 120 decolaram – 16.415 assentos ofertados. “Passaram milhares de pessoas pelo aeroporto sem o registro de atrasos ou cancelamentos. Os números mostram que vale a pena sediar uma Copa do Mundo. Está sendo muito importante para alavancar o turismo internacional no Ceará”, destacou o secretário Especial da Copa no Estado (Secopa), Ferruccio Feitosa.

O dia com maior oferta de voos internacionais foi a véspera do duelo entre brasileiros e mexicanos. Na ocasião, foram 28 operações de outros países realizadas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com destaque para dois voos da empresa Aeroméxico, dois da Surinam e outros dois da TAP. Além dos voos internacionais, o dia 16 de junho foi ainda o segundo com maior movimento na primeira fase da Copa do Mundo – 114 pousos e 111 decolagens, de acordo com dados da Infraero.

Terminal remoto

Para atender à demanda durante a Copa do Mundo, o aeroporto de Fortaleza inaugurou no fim de maio o terminal remoto temporário de passageiros. A estrutura, que tem 1.200 metros quadrados e capacidade para receber 300 pessoas, foi construída para auxiliar o terminal principal – em caso de vários voos chegando ao mesmo tempo. Com investimento de R$ 1,7 milhão, o local tem quatro portões de embarque e desembarque, sala de espera climatizada e banheiros localizados ao lado da estrutura.

Próximos jogos

Para os jogos das oitavas e quartas de final da Copa do Mundo na Arena Castelão, segundo o secretário Ferruccio Feitosa, 91,8 mil turistas compraram ingressos. A partida entre Holanda e México, no próximo domingo (29.06), terá 28,4 mil estrangeiros e 16 mil visitantes de outros estados. A expectativa é de que 7 mil mexicanos e 1,5 mil holandeses compareçam à partida. Já o duelo das quartas-de-final prevê 19,8 mil turistas de outros países e 27,6 mil brasileiros. As duas partidas devem ter público de mais de 60 mil pessoas cada. 


Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+