Aeroportos de sedes da Copa terão reforço na reciclagem de resíduos sólidos

28/03/2014 - 11:43
Terminais receberão quase mil coletores para coleta seletiva. Cooperativas de catadores darão tratamento adequado ao lixo
A prática de reciclagem de resíduos terá incentivo extra em aeroportos de cidades-sede da Copa. Os terminais de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Pampulha (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Cuiabá (MT) receberão quase mil coletores de lixo para coleta seletiva, que terão display digital e estático para a veiculação de informações de utilidade pública sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais. O objetivo é informar o público sobre a importância dessas ações para o desenvolvimento da sustentabilidade.
 
O contrato prevê que cooperativas de catadores sejam utilizadas para o gerenciamento e destinação dos resíduos recicláveis. As cooperativas informarão diariamente o volume captado, o que permitirá monitorar o andamento do projeto e de seu impacto.
 
Além de divulgar o conceito de desenvolvimento sustentável e a importância da reciclagem, a iniciativa pretende auxiliar a segurança nos aeroportos, já que os coletores são produzidos com material transparente, de acordo com parâmetros validados pela Polícia Federal. Isso facilita a visualização do conteúdo descartado e o trabalho de inspeção.
 
O contrato assinado pela Infraero estabelece que a instalação das lixeiras seja feita em até 120 dias. Os coletores serão distribuídos em áreas públicas e operacionais, contemplando tanto usuários quanto comunidade aeroportuária. 
 
“A iniciativa cumpre as diretrizes de sustentabilidade de forma eficiente tanto no contexto financeiro, com despesas custeadas pela publicidade, social, com a inclusão das cooperativas de coleta de lixo no processo, e ambiental, incentivando o exercício da preservação entre os usuários dos aeroportos”, afirmou André Luis Marques de Barros, diretor Comercial da Infraero.
 

Fonte: Infraero

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+