Alemanha assume topo do ranking de seleções. Brasil cai quatro posições e é o sétimo

17/07/2014 - 10:39
Tetracampeonato na Copa do Mundo de 2014 garantiu o primeiro lugar da lista para os germânicos pela primeira vez em 20 anos

Após conquistar o tetracampeonato na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a Alemanha assumiu a liderança do Ranking Mundial de seleções da FIFA. A final do torneio contra a Argentina foi também um duelo pelo topo da hierarquia do planeta bola, que culminou com o duplo triunfo da seleção de Joachim Löw.

A Alemanha lidera o ranking pela primeira vez em cerca de 20 anos, seguida por Argentina e Holanda. A terceira colocação na Copa do Mundo catapultou a Laranja Mecânica 12 posições acima e de volta à lista das dez melhores seleções do planeta.

O anfitrião Brasil, por sua vez, desceu quatro degraus e agora ocupa o sétimo lugar. A queda reflete a derrota nas semifinais para a Alemanha, por 7 x 1, e a perda do terceiro lugar para a Holanda, em jogo em que a Seleção Brasileira foi superada por 3 x 0.

Todos os países que foram eliminados do Mundial nas quartas de final evoluíram na classificação global: Colômbia (4ª, +4), Bélgica (5ª, +6), França (10ª, +7) e Costa Rica (16ª, +12). Foi o maior avanço da Costa Rica em toda a história.

Se os vencedores foram recompensados, o mesmo não se pode dizer das seleções derrotadas, cujo fracasso ficou refletido no ranking. Campeã mundial de 2010, a Espanha caiu da primeira para a oitava posição, enquanto Portugal (11º, -7), Itália (14ª, -5) e Inglaterra (20ª, -10) saíram da lista das dez melhores após suas eliminações ainda na primeira fase da competição.

Os resultados de 111 jogos de seleções "A" foram levados em consideração para a atual edição do Ranking Mundial da FIFA, dos quais 64 foram disputados na Copa do Mundo no Brasil, 46 foram amistosos e um valeu pelas eliminatórias da Copa Ouro 2015. Neste confronto, as ilhas Turcas e Caicos (181º lugar, +26) comemoraram sua primeira vitória em mais de seis anos, contra as Ilhas Virgens Britânicas, saindo da última colocação da tabela. O número de jogos de seleções "A" levado em conta até o momento neste ano chegou a 362.

Getty Images#

Fonte: FIFA

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+