Amazonas faz operação simulada para preparar policiais para a Copa do Mundo

14/03/2012 - 11:21
Treinamento para cerca de 500 policiais simula ocorrências com reféns e uso de explosivos. Festival Folclórico de Parintins deste ano será um dos eventos de grande porte que servirá para a preparação dos profissionais da segurança pública.

O governo do Amazonas realiza hoje (14.03) o primeiro simulado operacional para treinamento dos órgãos de segurança para a Copa do Mundo de 2014. O treinamento será coordenado pela polícia militar, que vai mobilizar cerca de 500 policiais na simulação de ocorrências com reféns e uso de explosivos. A operação é realizada no Sambódromo de Manaus.

O comandante de Policiamento Especializado da PM (CPE) e responsável pelo treinamento, coronel Moisés Cardoso, explicou que a operação vai envolver diversas unidades da PM, além das Polícias Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans). “Empregaremos nossas unidades especiais, como o antibombas, os cães farejadores, a cavalaria e o grupamento tático-aéreo, com um efetivo aproximado de 500 homens”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, disse que o evento vai ser avaliado pela Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos (Ctesge) da Secretaria de Segurança Pública, sob coordenação do coronel Dan Câmara, que é o interlocutor do Amazonas junto à direção nacional dos eventos para a Copa do Mundo. “O Estado começa fortemente a preparação para garantir uma segurança de alto nível na realização do Mundial, seguindo os parâmetros acordados com a FIFA. Para isso, vamos contar também com a colaboração da UGP Copa”, disse o secretário.

Observadores da Câmara Copa Segura, da UGP Copa, vão acompanhar o ensaio buscando padronizar a ação dos órgãos de segurança às exigências do Comitê Organizador Local da Copa 2014 no Brasil. O secretário de Segurança reafirmou, também, a definição do Festival Folclórico de Parintins deste ano como outro evento de grande porte que servirá para a preparação dos profissionais da Segurança Pública. “O festival dos bumbás tem praticamente todos os ingredientes presentes em um jogo da Copa, como grande público e situações potenciais de ocorrência na água, no ar e na terra, como a segurança que fazemos anualmente no porto, aeroporto, Bumbódromo e outros locais de muita movimentação popular. Sem contar a grande presença de turistas em Parintins”, afirmou.

Fonte: Governo do Amazonas

Notícias Relacionadas

Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Jogadores ressaltam que quem for escolhido tem qualidade para substituir o camisa10. Seleção Brasileira fará treinamento pela tarde
+
Pico de participação do público foi registrado no dia da partida entre Brasil 0 x 0 México, em 17 de junho, quando 438 mil torcedores compareceram aos locais de transmissão dos jogos
+