Após primeiro gol validado com nova tecnologia, Zico se mostra a favor do sistema

16/06/2014 - 18:00
Tenologia da Linha do Gol foi usada no segundo tento da França contra Honduras, apitada pelo brasileiro Sandro Meira Ricci

Getty Images#

A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na história também por ser a primeira a ter duas tecnologias para auxiliar a arbitragem. Além do spray para sinalizar as posições da barreira e de onde o jogador deve cobrar as faltas, a Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi instalada nas 12 arenas que recebem partidas do Mundial. Os estádios estão equipados com câmeras capazes de captar o exato momento em que a bola ultrapassa a meta dos goleiros. O sistema emite um sinal visual e vibratório para um relógio no pulso dos juízes.

Para o ex-jogador Zico, o futebol necessita incorporar tecnologias como essa para não prejudicar o trabalho das equipes. “Sou a favor da tecnologia, você não pode ser eliminado, ou perder em uma Copa do Mundo, como já ocorreu, em situações que você viu que a bola entrou, ou, por um gol de mão. O que a gente puder fazer para eliminar isso e punir quem joga com essa intenção é fundamental. Eu que já fui técnico de seleção em Copa, não posso trabalhar três anos e de repente ser eliminado por algo assim”, comentou durante coletiva de imprensa no Maracanã, nesta segunda-feira.

Na opinião de Zico, os árbitros estão muito expostos e ferramentas como essa melhoram o futebol. “Hoje já é um massacre contra o juiz. São câmeras por todos os lados e por questões de milímetros, que às vezes repetem várias vezes e não dá para se ter uma opinião, querem que o juiz decida em questão de segundos”.

O primeiro gol validado com o auxílio da TLG na Copa do Mundo foi na partida entre França 3 x 0 Honduras, neste domingo (15.06), apitada pelo brasileiro Sandro Meira Ricci. No segundo tento francês, a bola bateu na parte interna da trave, voltou na direção oposta, tocou no goleiro e mudou de sentido, cruzando a linha. Ficou a dúvida se havia sido gol, que foi confirmado pelo sistema. A FIFA garante 100% de confiança nele.

“Domingo apareceu duas vezes a animação do gol, uma em que parecia que a bola não entrou e depois outra que mostrava que ela havia entrado, por isso houve certa confusão, mas, você nitidamente vê por uma câmera lateral que a bola entrou no gol”, declarou Zico, se referindo aos replays exibidos pela geração de TV e nos telões do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A FIFA disse que os geradores de imagens recebem a captação das diversas câmeras e decidem quais irão transmitir. A entidade disse que vai analisar com a empresa responsável a possibilidade de melhorias na exibição dos replays. 

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+