Arena Corinthians: opção pela grama da espécie Ryegrass, própria para climas amenos

08/05/2014 - 08:44
Tubulação foi instalada embaixo do campo, para passar água gelada caso a temperatura subir. Gramado fica a uma distância de nove metros para a arquibancada

Fotos: Portal da Copa#A opção pelo gramado da Arena Corinthians, em São Paulo, foi diferente da dos demais estádios da Copa do Mundo. Quando a bola rolar pela primeira vez no Mundial, será sobre a grama do tipo Ryegrass, própria para climas amenos. A espécie escolhida foi importada dos Estados Unidos e começou a ser semeada em fevereiro de 2013.

“Se o estádio fosse no norte ou no nordeste não teríamos dúvida de que a grama seria outra, mas, aqui temos épocas de frio e outras de calor. A opção foi pela grama de clima frio, porque ela é mais forte. A gente instalou uma tubulação por baixo da raiz da grama para passar água gelada. Se a temperatura subir, essa água sai a seis graus e refrigera a planta, mantendo a raiz entre 15 e 22 graus”, conta Antonio Gavioli, engenheiro responsável pela obra.

No dia 15 de março deste ano, a bola rolou pela primeira vez no local com um treino da equipe alvinegra. Em maio, foi realizado um jogo festivo entre os operários que participaram da construção da arena.

“A grama foi semeada e em poucos dias começou a nascer. Depois o pessoal avaliou e preencheu os locais onde a semeadura não ficou muito boa e deu o primeiro corte com 15 dias. É fantástica a capacidade que ela tem de crescer. E foram colocados fios de náilon, a cada dois centímetros quadrados, para que a raiz da grama enrosque nestes fios e num carrinho, num chute, ela não saia”, afirma Gavioli.

Abaixo da grama há uma camada de reforço com fibra sintética, areia e material orgânico de 30 centímetros e outra de brita, com 15 centímetros. A irrigação do gramado é automatizada e feita por 48 aspersores, enquanto o sistema de drenagem pode ser a vácuo ou por sucção. Com dimensões de 105 metros por 68 metros, o campo de jogo fica a uma distância de nove metros para as arquibancadas e será iluminado por 350 refletores, com dois mil watts de potência cada.

» Vídeo, fotos e infográfico: conheça os detalhes da Arena Corinthians

Outra novidade para os jogadores e para a torcida será uma arquibancada com 84 lugares em um dos quatro vestiários, para que os espectadores possam assistir ao aquecimento dos atletas feito em sala com grama sintética. O espaço contará com vidro para o isolamento acústico.

O estádio terá quatro telões, alugados para o período da Copa, já que os locais em que seriam instalados os dois painéis definitivos serão ocupados pelas arquibancadas provisórias. O sistema de informação sonora terá 48 caixas de som. Aproximadamente três mil aparelhos de TV estão espalhados pelas áreas de circulação da arena. A imprensa terá cinco cabines de transmissão, zona mista ampla e auditório para 320 pessoas para a cobertura dos jogos.

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+