Arena das Dunas está com obras antecipadas em 45 dias

15/04/2013 - 13:16
Durante visita ao estádio de Natal para a Copa do Mundo, ministro do Esporte e governadora do Rio Grande do Norte conferiram o andamento dos trabalhos

Foto: Francisco Medeiros/ME#

As obras da Arena das Dunas, em Natal, estão adiantas. Ao fim de março, o estádio estava com 61,41% de avanço físico. O total previsto para o período era de 52,68%. Isso significa quase 45 dias de antecipação. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15.04), pela Construtora OAS, ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, durante visita ao canteiro de obras.

Com o cronograma adiantado, cria-se a expectativa para que o estádio seja entregue antes do prazo inicial previsto, que era dezembro de 2013.

Foto: Francisco Medeiros/ME#

“O balanço que fizemos hoje nos dá uma perspectiva bastante otimista e desfigura o que muito se falou de um hipotético atraso da construção da Arena das Dunas”, disse o ministro Aldo Rebelo. “As obras de mobilidade urbana e aeroportuárias também estão em curso. Sempre tivemos confiança na capacidade de Natal e do Rio Grande do Norte”, acrescentou o ministro.

Foto: Abelardo Mendes Jr/Portal da Copa#“Minha primeira visita à obra foi há um ano – e na ocasião estávamos ainda no primeiro pilar. Hoje vi que tudo evoluiu muito. A aplicação do governo do Estado, da OAS, empresa construtora, e dos engenheiros e trabalhadores me leva a uma avaliação otimista”, afirmou Rebelo. “A beleza do projeto arquitetônico é extraordinária. Teremos um estádio com personalidade inconfundível, que certamente será uma atração a mais para a Copa do Mundo, mas, principalmente, ficará para sempre para a cidade de Natal”, concluiu o ministro.

A governadora Rosalba Ciarlini reforçou a importância de um evento como a Copa do Mundo para a divulgação da imagem do Rio Grande do Norte e de Natal. “Acompanho as obras diariamente, por câmeras ao vivo. E hoje recebemos a notícia que estamos 45 dias adiantados. Haverá o estádio, haverá um grande legado de mobilidade. E, também, a enorme visibilidade de Natal como uma das sedes da Copa. As obras multiplicarão o turismo. Teremos novos acessos ao aeroporto e o maior programa de obras de saneamento básico de Natal”, afirmou Ciarlini.

Etapas
Já foram finalizadas as etapas de terraplanagem e infraestrutura. A super estrutura já chegou a 89,84% e a fase de acabamentos alcançou 20,32%. As partes pré-moldadas da cobertura já estão sendo feitas. O estádio já recebeu cerca de 55 mil metros cúbicos de concreto, além de 22 mil toneladas de cimento e cerca de 4,4 mil toneadas de aço.

A Arena das Dunas emprega cerca de 1,8 mil trabalhadores. Com capacidade para 42 mil pessoas durante a Copa e 32 mil após o torneio da FIFA, a arena multiuso foi projetada para receber convenções, exposições e espetáculos nacionais e internacionais.

O estádio contará com dois telões/placares, sistema de sonorização, espaço VIP com lounges, 40 camarotes com banheiros exclusivos, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.

Veja também:

» Imagens panorâmicas das obras da Arena das Dunas

» Veja galeria de fotos do estágio das obras do estádio em abril de 2013

Foto: Abelardo Mendes Jr/Portal da Copa#

Abelardo Mendes Jr – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+