Arenas da Copa do Mundo terão um policial para cada 50 pessoas

19/11/2012 - 13:11
Estados-sede das partidas vão garantir pelo menos 200 viaturas e dois helicópteros para ações de segurança nos megaeventos

Os 12 estados que receberão as partidas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo serão responsáveis por garantir o efetivo policial para os locais das competições, demais eventos relacionados aos torneios e pontos estratégicos para a segurança. Está previsto um policial para cada 50 pessoas nas arenas, o que inclui delegações, torcedores, profissionais de imprensa, entre outros.

Se a conta fosse feita considerando a capacidade dos estádios, o efetivo seria de 860 agentes de segurança na Arena Pantanal, em Cuiabá, e 1.580 no Maracanã, no Rio de Janeiro. Isso sem considerar os agentes de segurança privados, que serão contratados pela FIFA e cuidarão do conforto dos espectadores e da resolução pacífica de conflitos.

Ainda haverá um policial para cada 80 pessoas em eventos como as Fan Fests e outros locais de exibição pública de jogos, além de outro policial para cada cem quartos de hotel e outro para cada cem pessoas nas estações de transporte público, aeroportos e portos. Os governos estaduais também estarão com as forças de segurança nos Centros de Treinamento de Seleções (CTS).

O efetivo policial terá à disposição pelo menos 200 viaturas, com equipamentos que serão oferecidos pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), um helicóptero com aparelho de imageamento aéreo e outro para resgate médico, além de  radiocomunicador individual. Também haverá duas motocicletas e uma viatura em pontos estratégicos de acesso aos locais dos eventos relacionados às competições. Os governos estaduais ainda fornecerão os edifícios dos Centros de Comando e Controle e os efetivos que trabalharão nestes locais.

Resolução
O Governo Federal investirá R$ 1,879 bilhão em compras de equipamentos, treinamentos das forças de segurança e outras atividades de defesa. As ações estão previstas na Resolução 18 do Grupo Executivo da Copa (Gecopa), publicada nesta segunda-feira (19.11), no Diário Oficial da União. Os estados terão 30 dias, a partir de hoje, para assinarem o Termo Aditivo da Matriz de Responsabilidades referente às ações de segurança, mas que já são negociadas entre as esferas de governo desde o início de 2011.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+