Brasil goleia a África do Sul por 5 x 0 no primeiro amistoso de 2014

05/03/2014 - 16:03
Com três gols da Neymar, Seleção Brasileira faz boa apresentação na última partida antes da convocação para a Copa do Mundo

A Seleção Brasileira venceu a África do Sul por 5 x 0 em amistoso disputado no estádio Soccer City, em Joanesburgo. Os gols foram marcados por Oscar, Neymar (3) e Fernandinho. A partida foi a última do Brasil antes da convocação dos jogadores para a Copa, que será feita pelo técnico Luiz Felipe Scolari no dia 7 de maio.

O Brasil entrou em campo com Julio César; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Os sul-africanos foram escalados pelo técnico Gordon Igesund e começaram a partida com Williams; Nthete, Khumalo, Ngcongca e Matlaba; Furman, Jali, Claasen e Serero; Parker e Rantie.

Antes do Mundial, o Brasil tem mais duas partidas amistosas: no dia 3 de junho, contra o Panamá, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia; e no dia 6 de junho, contra a Sérvia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Foto: Lefty Shivambu/Getty Images#

O jogo

O Brasil começou partindo para o ataque. Logo no primeiro minuto, Oscar tentou cruzamento rumo a Fred, mas o goleiro Williams ficou com a bola. Logo em seguida, a África do Sul revidou o ataque: Claasen chutou, mas Julio César não teve dificuldade em fazer a defesa.

Antes dos 6 minutos, o Brasil tentou mais duas vezes: primeiro Fred ajeitou para Oscar, que chutou em cima da defesa; logo depois, o centroavante do Fluminense recebeu cruzamento e chutou para fora, levando perigo ao gol sul-africano.

A superioridade técnica brasileira ficou evidente – tanto que a Seleção marcou seu primeiro gol aos 9 minutos. Hulk fez ótimo lançamento para Oscar, do lado direito do ataque. O meia do Chelsea entrou sozinho na área e tocou por cima do goleiro.

Aos 20 minutos, Neymar quase conseguiu ampliar o placar. Em jogada parecida com a do gol de Oscar, mas pela esquerda, o atacante do Barcelona entrou livre na área e, ao tentar passar pelo goleiro, acabou perdendo o ângulo e a chance. Oito minutos depois, novamente Neymar ficou cara a cara com o goleiro Williams e, mais uma vez, a bola foi desviada para escanteio.

O segundo gol saiu aos 40 minutos. Julio César deu chutão para frente, Hulk dividiu com a zaga e conseguiu tocar para Neymar na intermediária. Ele chutou da entrada da área e a bola passou entre as pernas do goleiro Williams

Segundo tempo

No intervalo, Scolari fez três substituições: Paulinho deu lugar a Luiz Gustavo; Oscar e Hulk saíram para as entradas de Ramires e Willian. O Brasil trocou também de uniforme e estreou a camisa azul, que será a segunda opção durante a Copa do Mundo. Os brasileiros usaram também uma braçadeira negra, com o número da cela onde Nelson Mandela ficou preso durante 27 anos. O 46664 também estava na parte da frente da camisa da África do Sul.

O Brasil nem deu tempo para a África do Sul respirar. O terceiro gol saiu menos de 20 segundos do apito inicial. Em uma bola interceptada pela defesa brasileira, Fred conseguiu tocar para Neymar. De fora da área, o atacante brasileiro deu um belo toque por cima do goleiro.

Aos 12 minutos, o lateral direito Daniel Alves entrou no lugar de Marcelo e jogou improvisado pela esquerda.  Logo depois, Fred saiu para a entrada de Jô. A última modificação de Luiz Felipe Scolari foi a entrada de Dante no lugar de David Luiz, que pediu para sair.

A África do Sul apertou a marcação e impediu mais lances perigosos do Brasil até os 29 minutos, quando Daniel Alves invadiu a área e chutou em cima do goleiro, perdendo a oportunidade de tocar para Jô, que estava livre no meio da área.

Quatro minutos depois, Fernandinho ampliou. O volante do Manchester City, que está sendo observado por Scolari, pegou um rebote e acertou belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro sul-africano.

O último lance do jogo foi o derradeiro gol brasileiro. Daniel Alves cruzou pela esquerda, Jô cabeceou para Neymar e o camisa 10 da Seleção apenas empurrou a bola para dentro do gol.

Foto: MowaPress#

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Votação popular feita por meio do site da FIFA incluiu Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo na equipe ideal do torneio. Os argentinos Messi e Di María e o colombiano James Rodríguez também aparecem
+