Brasil Voluntário: convocação para o treinamento a distância tem início nesta quarta-feira

11/03/2014 - 10:49
Selecionados serão chamados entre 12 e 27 de março pelo e-mail informado no cadastro. Plataforma ficará disponível até 18 de abril

A convocação para a capacitação a distância do Programa Brasil Voluntário terá início nesta quarta-feira (12.03) e segue até 27 de março. Os selecionados receberão, por e-mail, o convite para iniciar os quatro módulos do treinamento, além dos módulos de idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano). Esta etapa é essencial para o próximo passo da seleção, quando os inscritos serão convocados para o treinamento presencial nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Os primeiros selecionados poderão iniciar o treinamento já no dia 12 de março. A plataforma ficará disponível a todos até 18 de abril. A média de horas de estudos semanais irá determinar o tempo de conclusão dos módulos.

“Nossa experiência educacional indica que o participante pode concluir os estudos em duas ou três semanas, caso estude uma média de 4 horas por dia, dependendo do ritmo e autonomia de leitura”, explica Wilsa Ramos, diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB). O acesso aos módulos será feito pelo portal do Brasil Voluntário (www.brasilvoluntario.gov.br) e os participantes deverão informar o CPF e senha cadastrados.

Fruto de convênio entre o Ministério do Esporte e a Universidade de Brasília (UnB), a capacitação envolve ainda diversas parcerias institucionais, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT / MCTI), universidades públicas e órgãos vinculados à ação de voluntariado no Brasil.

“De acordo com a temática abordada convidamos profissionais de diferentes instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parceira na construção da plataforma virtual (moodle) que será apresentada e é inovadora. No conteúdo de meio ambiente, tivemos mais de 12 docentes envolvidos”, explica Thérèse Hofmann, decana de Extensão da UnB.

A carga horária será atribuída por módulo, cada um composto por 20 horas. Se o participante concluir todos os quatro Módulos Temáticos, alcançará 80 horas de certificação. O candidato poderá aumentar sua carga de participação em 20 horas se completar o Módulo Integrador, que trará uma síntese das atividades vistas, além de 20 horas para cada módulo de idiomas.

Idiomas

O Módulo de Idiomas estará disponível somente aos participantes que, no formulário de inscrição, declararam proficiência em alguma das línguas do treinamento virtual: inglês, espanhol, francês e italiano.

O participante que não marcou um dos idiomas disponíveis e quiser se atualizar sobre o tema poderá consultar as unidades de cada curso na biblioteca da capacitação. Porém, não serão computadas horas de estudo a serem levadas em conta na certificação.

Fonte: Brasil Voluntário

 

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Voluntários do governo federal aprovam experiência no Mundial; objetivo agora é aproveitar a vivência adquirida em novos projetos e na busca por oportunidades no mercado de trabalho
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+