Brasília recebe jogo do Brasil no Mundial e abre Copa das Confederações

20/10/2011 - 16:53
A capital federal terá, ao todo, sete partidas na Copa do Mundo e ainda está garantida como uma das sedes do evento teste.

Glauber Queiroz/ ME#Brasília fará abertura da Copa das Confederações, receberá o Brasil e terá decisão de terceiro lugar no Mundial

Brasília terá posição de destaque no calendário da FIFA para 2013 e 2014. A capital federal receberá a abertura da Copa das Confederações, evento teste para o Mundial. A cidade também será anfitriã para a Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014. A capital federal será sede, ao todo, de sete partidas, incluindo um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (em 5 de julho).

A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugar também ocorre no Estádio Nacional. Além do Brasil, os torcedores que estiverem em Brasília acompanharão, na primeira fase, outras duas seleções cabeça de chave. Em 15 de junho, entra em campo a principal equipe do Grupo E. Já em 19 de junho, o confronto terá o clube mais forte do grupo C.

Preparação

Com previsão de entrega para 31 de dezembro de 2012, a tempo da Copa das Confederações da FIFA em 2013, o Estádio Nacional de Brasília terá capacidade para 70 mil lugares e custará,  segundo estimativa do governo local, R$ 671 milhões. A ideia é que o espaço seja adequado também para eventos e shows de grande porte.

Antes mesmo do Mundial, o estádio deverá passar por licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o empreendimento e potencialize o desenvolvimento econômico, além de pagar o aluguel da arena. A empresa será responsável por inserir Brasília no calendário internacional de eventos.

Segundo o GDF, a obra da arena tem 38% da execução concluída. Atualmente, cerca de 3 mil operários atuam no canteiro e o terceiro turno de trabalho já foi iniciado. Os trabalhos de escavação (96% concluídos) e fundação (96,8%) estão em fase final e a construção das estruturas foi iniciada, como a base definitiva das arquibancadas e os pilares de sustentação.

O Estádio Nacional de Brasília também busca o certificado de sustentabilidade Leed Platinum. Depois de pronto, terá captação de energia solar e de água da chuva. O piso no entorno do estádio, por exemplo, será permeável. Além disso, a arena será capaz de gerar 2,5 mega watts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.

Mobilidade

Após a regulamentação do Regime Diferenciado de Contratação, que agiliza a contratação de obras pelo poder público, o GDF está em fase final de análise para publicar a licitação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que liga o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao centro da capital federal, nos próximos dias.

Na área da qualificação, o programa Qualificopa promete atender 2 mil alunos, com a metade se formando já este mês e a outra começando as aulas logo em seguida. Em 2012, mais 10 mil vagas serão oferecidas. Os cursos oferecidos são de assistente administrativo, camareiro, web designer, garçom, operador de rede e teleprocessamento, além de promotor de vendas e supervisor de hospedagem.

Tiago Falqueiro – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Votação popular feita por meio do site da FIFA incluiu Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo na equipe ideal do torneio. Os argentinos Messi e Di María e o colombiano James Rodríguez também aparecem
+