Câmara Temática da Saúde se reúne em Fortaleza

03/08/2011 - 15:03
Especialistas na área da saúde que representam as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 estarão amanhã (04.08) e sexta-feira em Fortaleza. Eles integram a Câmara Temática de Saúde, uma das nove criadas pelo governo federal para propor políticas e soluções técnicas que garantam um legado eficiente ao evento.

 

Especialistas na área da saúde que representam as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 estarão amanhã (04.08) e sexta-feira em Fortaleza. Eles integram a Câmara Temática de Saúde, uma das nove criadas pelo governo federal para propor políticas e soluções técnicas que garantam um legado social eficiente a partir das oportunidades geradas pela realização do Mundial de futebol.

As prioridades do evento na capital cearense, o terceiro dessa câmara temática, são discutir os possíveis impactos nas demandas de saúde resultantes do intenso fluxo de turistas nacionais e internacionais em torno das cidades que vão abrigar os jogos. Cada cidade mostrará um mapeamento da infraestrutura disponível e as ações necessárias para garantir o funcionamento adequado dos serviços.

As discussões também terão como foco a articulação de um plano para intensificar ações de vigilância sanitária em portos, aeroportos e postos de fronteira. Outra frente é levantar os cuidados necessários para prevenir e criar estruturas de ação rápida para combater problemas emergenciais, como surtos e epidemias que possam ocorrer durante o evento.

Por último, serão abordados os possíveis legados materiais (estruturas) e imateriais que cada cidade pretende alcançar em virtude do evento e do padrão de funcionamento dos serviços que ele requer. Um deles será o treinamento da Força Nacional de Saúde, que estará preparada para atuar em várias instâncias, e não só em situações de emergência e de grande demanda.

Notícias Relacionadas

Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Nas duas sedes, os voluntários do governo federal atuaram durante a fase de grupos, oitavas de final e quartas de final. Agora, atuação será focada na FIFA Fan Fest em dias de jogos
+
Cerca de 260 mil turistas brasileiros e estrangeiros compraram ingressos para os seis jogos na capital cearense
+
Com 360 mil torcedores na Arena Castelão e mais de 500 mil na Fan Fest, a capital cearense se despediu do Mundial com legado social e de infraestrutura que ficará para a cidade
+