Campanha Brasil Orgânico e Sustentável terá estandes em dez cidades-sede

27/05/2014 - 18:03
Outra iniciativa foi incluir os produtos da agricultura familiar em um Kit que será distribuído aos até 18 mil voluntários do programa do Governo Federal

A Copa do Mundo também será uma oportunidade para a agricultura familiar e para a comercialização de produtos orgânicos. A campanha Brasil Orgânico e Sustentável terá quiosques em dez das 12 cidades-sede do Mundial (Brasília, Curitiba, Manaus, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador). As estruturas estarão em áreas de circulação de turistas e, em algumas capitais, estarão integradas ao circuito local de feiras.

A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira (27.05), em Brasília, em coletiva de imprensa sobre as ações de sustentabilidade na Copa do Mundo. Participaram os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Esporte, Aldo Rebelo, Turismo, Vinícius Lages, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, além da representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil, Denise Hamú.

“Nós estamos investindo muito, lançamos a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, fortalecendo a agricultura familiar, os produtos orgânicos - o Brasil é referencia nessa produção - e temos que incentivar esse consumo. Temos biodiversidade grande e estamos aliando isso à inclusão de milhares de agricultores. É uma agenda que alia o social, o ambiental e o econômico”, explicou a ministra Tereza Campello.

Foram selecionados por edital público 60 grupos e associações de agricultores, que vão representar 25 mil famílias de produtores nos quiosques da campanha.

#Modelos de quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável e calendário da montagem dos estandes nas sedes

Brasil Voluntário

Outra iniciativa foi incluir os produtos da agricultura familiar em um Kit que será distribuído aos até 18 mil voluntários do programa do Governo Federal. Os alimentos foram adquiridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social por meio da modalidade Compras Institucionais, junto a cooperativas e associações de todo o país.

“Nós fizemos chamadas públicas para o kit dos voluntários e adquirimos os produtos. Vamos distribuí-los aos 18 mil voluntários do governo”, afirmou Campello.

Os kits - que são complementares à alimentação dos voluntários - têm sucos orgânicos, castanhas de caju, do Brasil e de barú, barras de cereais, frutas desidratadas, mel, biscoitos integrais e sequilhos. A distribuição será feita entre os dias 05 e 08 de junho.

Resíduos e reciclagem

Todas as cidades-sede da Copa do Mundo terão ações envolvendo inclusão de catadores em parceria com cooperativas e associações, além de coleta seletiva nas arenas, Fan Fests e entornos. As iniciativas devem resultar na contratação direta de 2,4 mil catadores, que também irão orientar os torcedores e farão a triagem e o encaminhamento do material reciclável.

Em 2011, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu linha de financiamento a fundo perdido para a estruturação da coleta seletiva em caráter permanente nas cidades-sede. Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberam em torno de R$ 79 milhões para seus projetos. Outras cinco capitais estão em processo de assinatura ou consulta.

A agenda de sustentabilidade para a Copa se divide em cinco grandes projetos, que dialogam e foram construídos em conjunto pelos ministérios: Certificação e gestão sustentável das arenas; Campanha Brasil Orgânico; Campanha Passaporte Verde; Mitigação e compensação de emissões; Resíduos e reciclagem.

» Brasil supera em 50% compensação de emissões diretas por causa da Copa do Mundo

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+