Candidatos do Brasil Voluntário passam por mais uma etapa de treinamentos

05/05/2014 - 12:38
As 12 cidades-sede receberam preparação em quatro módulos: segurança e primeiros socorros; mobilidade; integração; e turismo

A preparação dos voluntários para a Copa do Mundo teve prosseguimento nas doze cidades-sede neste fim de semana, 3 e 4 de maio. O Brasil Voluntário apresentou aos participantes os quatro módulos do treinamento: segurança e primeiros socorros; mobilidade; integração; e turismo. Os temas ocorrem de maneira alternada entre as cidades.

Em Natal, Recife, Salvador e Porto Alegre foi a vez dos convocados participarem do módulo de segurança e primeiros socorros, que apresentou noções básicas de atendimento primário, situações emergências e combate a incêndios. Dividido em teórico e prático, o curso apresentou aos selecionados diversas técnicas.

Francielio Araújo, 28 anos, foi um dos participantes do curso em Natal. Ele se diz surpreso com o treinamento e elogia a capacitação organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). “Foi muito interessante. Um dos melhores treinamentos que já participei na vida.  Vejo como uma oportunidade única. Aprendi a diferenciar o uso dos extintores de água e os de pó, por exemplo. E eu esperava que fosse um curso monótono, mas não, me surpreendi com o dinamismo. Estou orgulhoso de participar do programa”, conta.

Em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e no Rio de Janeiro, os selecionados participaram de um dos módulos mais animados do programa: o de integração. Monitores, alunos de cursos de educação física e teatro, fizeram dinâmicas em grupo e jogos que abordaram curiosidades de cada país participante do torneio, além de apresentar situações que podem ocorrer durante a atuação no Mundial. “A capacitação está sendo muito proveitosa e vai me permitir ter um bom desempenho no curso. Hoje foi um dia mais agitado, achei muito bom”, afirma Pedro Coutinho dos Santos, 54 anos, que participa pela primeira vez do programa.

Já em Cuiabá e Manaus, os convocados participaram do módulo de turismo, que apresentou os principais pontos turísticos das sedes e abordou assuntos sobre receptividade e segurança da infância e da juventude. “Achei o módulo muito interessante. Apresentaram para nós os pontos onde os voluntários vão atuar. Mas, além disso, estou aprendendo mais sobre a minha cidade. Eu, que pensava que conhecia tudo, descobri uma nova Cuiabá”, afirma Cristina Ramos, 37 anos.

Na capital paulista, os candidatos participaram do módulo de Mobilidade, realizado pelo Comitê Paulista da Copa do Mundo FIFA 2014. No fim de semana, foi apresentada a organização do plano de mobilidade da cidade durante o torneio, como o funcionamento do transporte público e acesso ao estádio em dias de jogos. Os voluntários também conheceram a Arena Corinthians.

Mais Capacitação

No próximo fim de semana, 10 e 11 de maio, não haverá capacitação em nenhuma sede. O treinamento continua nos fins de semana seguintes, 17 e 18; 24 e 25 de maio, seguindo a alternância dos módulos nas cidades.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+