Capacitação do Programa Brasil Voluntário terá parceria com instituições nas doze sedes

10/03/2014 - 11:47
Treinamentos serão coordenados pela Universidade de Brasília, mas contarão com o apoio de outras 17 instituições públicas de ensino, além do Corpo de Bombeiros Militar e centros de voluntariado

A capacitação virtual e presencial do Brasil Voluntário terá o apoio de instituições públicas nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. A partir da próxima semana, o programa dará início à convocação de milhares de inscritos para o treinamento virtual, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), além da participação de outras instituições, como o Centro de Voluntariado de São Paulo.

Para a capacitação presencial, que ocorre entre abril e maio, a UnB irá trabalhar em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, organizações de voluntariado e 17 instituições públicas de ensino nas cidades-sede do Mundial.

“Desde o inicio a nossa proposta, junto com o Ministério do Esporte, foi firmar parcerias público-público como estratégias para fomentarmos a semente do voluntariado. As parcerias com as universidades são estratégicas para disseminarmos esta semente”, explica Thérèse Hofmann, decana de Extensão da UnB.

Ambas as capacitações contam com a colaboração de professores de varias instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parceira na construção da plataforma do treinamento virtual. “Pretendemos deixar um legado em cada cidade-sede com este projeto de extensão e pesquisa. Nós contamos com as expertises de cada instituição parceira para oferecermos a melhor metodologia de capacitação aos selecionados”, completa a decana.

»Confira a lista dos parceiros do Brasil Voluntário

Parceria inédita

A participação de tantas instituições em um mesmo projeto é algo inédito para o país e trará benefícios aos selecionados. Após os treinamentos, os participantes receberão um certificado emitido pela UnB com a chancela das parceiras. “Acreditamos que somos mais fortes trabalhando em equipe. A oportunidade de trocar experiências e de aprendizado com as demais instituições é muito valiosa”, diz Cecília Leite, Diretora do IBICT.

Com vasta experiência em ensino a distância em nível nacional, como a realização do evento de alinhamento para a formação dos colaboradores e aplicadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que atingiu mais de 200mil participantes, a UnB será a responsável pelo conteúdo, metodologia de capacitação e coordenação dos treinamentos mediante convênio firmado com o Ministério do Esporte. “Tanto a temática quanto o público (de voluntariado) são novos para a Universidade. O desafio é grande e a logística necessária para o sucesso é enorme. Por este motivo, toda parceria firmada será muito bem-vinda. Nós estamos em uma missão cidadã”, diz Thérèse.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Jogadores ressaltam que quem for escolhido tem qualidade para substituir o camisa10. Seleção Brasileira fará treinamento pela tarde
+
Acesso ao agendamento continua normalmente; voluntários poderão consultar notícias no Portal da Copa
+
Sommeliers, maitres, garçons e ajudantes tiveram aulas de inglês, português e ética. Conhecimentos no novo idioma melhoram comunicação com clientes estrangeiros
+
A capital pernambucana conta com 500 voluntários distribuídos em pontos de mobilidade e área externa da Arena Pernambuco
+