Caxirola e Pedhuá estarão no mercado a partir de maio

12/03/2013 - 19:01
Instrumento idealizado por Carlinhos Brown e apito criado pelo professor paraibano Alcedo de Araújo são alguns dos projetos selecionados no Plano de Promoção do Brasil para a Copa. Em enconto com o ministro Aldo Rebelo, o músico baiano mostrou algumas das canções que ele compôs especialmente para o Mundial

Projetos chancelados pelo Ministério do Esporte, a Caxirola e o Pedhuá estarão no mercado a partir de maio. De acordo com o diretor da empresa americana responsável pela produção dos dois instrumentos, Britto Junior, a fabricação será realizada em São Paulo.

“Seguimos as recomendações do ministro Aldo: a produção será feita totalmente no Brasil, em São Paulo, com o emprego de cerca de quatro mil pessoas, e o plástico usado é  ´100% verde´, a matéria prima tem origem na cana de açúcar”, disse.

A Caxirola é um tipo de chocalho inspirado no caxixi, muito usado na capoeira e na MPB. Já o Pedhuá é um apito de origem indígena, usado para imitar o som dos pássaros. Os dois estão entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Divulgação/ Pedhuá#Os preços ainda não estão definidos, mas o diretor da empresa produtora acredita que a Caxirola custe em torno de 19 a 20 reais e o Pedhuá, dez reais.

“Estamos na fase de negociação com licenciadores e a nossa expectativa é trazer música para a torcida já na Copa das Confederações, com bastante alegria e reforçando a cultura do Brasil”, disse Alcedo de Araujo, professor paraibano e criador do Pedhuá.

Músicas para a Copa

Idealizador da Caxirola, Carlinhos Brown esteve em Brasília nesta terça (12.03) e encontrou-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O músico baiano detalhou para o ministro as características da Caxirola.

“Vim trazer a Caxirola aqui a título de inspeção: ela é verde e atende todas as especificações técnicas. Ela é um instrumento de mão, mas vai ter um cachecol para deixar as mãos livres”, disse Brown.

Francisco Medeiros/ ME#

O músico também mostrou a Aldo Rebelo algumas das canções que ele compôs para a Copa.

“Estamos preparando um cd com pequenas músicas para acompanhar a torcida . São músicas muito simples que vim mostrar ao ministro. Ele o líder desse processo de estimular a coesão nacional em relação a esse grande encontro mundial que é a Copa”, explicou.

Carlinhos Brown não só mostrou as primeiras gravações, como cantou trechos dessas músicas: “Ê Brasil, Brasil, Brasil, como é lindo esse povão. Ê Brasil Brasil Brasil, salve a nossa seleção”,  “Vai ,vai vai, sacode a Caxirola, nosso time é imbatível no contato com a bola. Vai, vai, vai, balança a multidão, sacode a Caxirola, acelera a seleção”.

Carol Delmazo – Portal da Copa

 

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Diretora da Unaids no Brasil se encontrou nesta terça com o ministro do Esporte, que assinou a bola que simboliza a iniciativa. Um exemplar com as rubricas da presidenta Dilma e de outros chefes de Estado será levado para a Assembleia Geral da ONU
+