Caxirola sonoriza a Arena Fonte Nova no clássico entre Bahia e Vitória

28/04/2013 - 16:35
Instrumento foi oficialmente apresentado ao público por Carlinhos Brown antes do jogo. Torcida baiana já mostra intimidade com o chocalho, inspirado no caxixi

O clássico Bahia x Vitória deste domingo (28.04) ganhou a sonoridade da caxirola. O instrumento, inspirado no caxixi, foi apresentado oficialmente pelo criador, Carlinhos Brown, pouco mais de uma hora antes da partida. As arquibancadas da Fonte Nova, em Salvador, ainda estavam vazias, mas os torcedores presentes entraram no clima. As caxirolas foram distribuídas ao público e o músico baiano deu as dicas de como usá-las.

Fotos: Arena Fonte Nova#

“O público da Bahia é percussionista de natureza e é muito simples, é fácil”, disse Brown. O músico entrou em campo acompanhado de dois torcedores mirins, um de cada clube. Junto com eles e também nas arquibancadas, um grupo de 300 percussionistas participou da apresentação. Carlinhos Brown ensinou ainda algumas das canções que ele criou para a Copa, e o público acompanhou com a caxirola.“É um negócio para animar toda a torcida, é fácil e todo brasileiro pode usar”, disse Henrique Azoubel, de 12 anos, torcedor do Bahia. Ao lado, o pai dele, Rogério, acrescentou: “A cultura brasileira é ligada à percussão, eu apoio demais”.

Torcedores do Vitória também aprovaram o instrumento. Presentes em maior número, já que o Leão é o mandante do jogo, eles entoaram os gritos usuais da torcida com o acompanhamento da caxirola.

“Eu acho genial por vários motivos: não é um barulho chato, é o som típico do caxixi -  que é muito conhecido dos baianos -  e mistura também o som das castanholas”, disse o publicitário Paulo Galo.

Fotos: Carol Delmazo/Portal da Copa#Rogério e o filho Henrique aprovaram a caxirola, assim como o publicitário Paulo Galo e a esposa Angélica Trocoli

As arquibancadas não se encheram totalmente, mas o público presente mostrou intimidade com a caxirola e o barulho do chocalho pôde ser ouvido por toda a arena, como logo após o hino nacional,  nos melhores lances do jogo e junto com o grito de gol, como no momento em que Michel, do Vitória, abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. O jogo terminou com vitória do rubro-negro sobre o Bahia por 2 x 1. Mansur, pelo Vitória, e Titi, pelo Bahia, maracaram os outros gols.

A caxirola foi um dos 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa e também foi licenciado pela FIFA. Veja o vídeo abaixo e conheça o som da caxirola

Efeito adverso
Pouco depois de o Vitória marcar o segundo gol, aos 32 minutos, torcedores do Bahia sentados nas arquibancadas mais próximas do campo arremessaram dezenas de caxirolas no gramado. Os próprios jogadores retiraram a maior parte dos instrumentos, para que o jogo tivesse continuidade.

Carol Delmazo – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estudo revela que a ocupação hoteleira na cidade bateu recordes, chegando a 72,26% no período do Mundial
+
Cidade hospedou campeões mundiais durante a Copa do Mundo e recebeu legados como Centro de Treinamento e promoção da imagem local
+
Tour 100% apresenta os bastidores do equipamento multiuso aos visitantes
+
Produto deve ser remodelado e seguir atendendo a turistas e baianos
+