Ceará tem mais de 90 toneladas de resíduos coletados para reciclagem durante a Copa

24/07/2014 - 11:07
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições

A Copa do Mundo teve como marca a preocupação com a sustentabilidade. Além das compensações ecológicas dos impactos gerados pelo evento, a preocupação com a reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados foram ações realizadas no Mundial. No Ceará, foram coletados 90.980 quilos de resíduos na arena Castelão e no aterro da Praia de Iracema onde aconteceu a Fan Fest.

Nos seis jogos da Copa do Mundo na arena Castelão foram coletados 49.437 quilos de material reciclável entre papel, plástico, metal e vidro. Durante o torneio mais de 350 mil pessoas lotaram as arquibancadas do estádio. Os jogos com maior público foram as partidas Brasil x México e Brasil x Colômbia e consequentemente com maior coleta de resíduos, foram: 9.596 kg e 9.231 kg respectivamente.

O montante coletado beneficiou as 17 instituições que formam Rede de Catadores de Resíduos Sólidos do Ceará, onde estão incluídos 350 catadores. O auxílio foi possível graças a um termo de compromisso assinado entre a Secretaria Especial da Copa do Ceará, a empresa operadora do estádio e a Rede de Catadores.

"Para nós é um momento de muita alegria uma experiência maravilhosa. A gente não esperava tamanho apoio, tanto do público que participou da festa como das autoridades. A Copa deixa legados importantes para nossa categoria. Os catadores estão muito mais unidos e empolgados, reconhecendo a importância do nosso trabalho. Coletamos um grande volume de resíduos sólidos e além de beneficiar o meio ambiente estamos gerando renda e beneficiando nossas famílias", afirmou Charliany Moraes presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana.

» Os benefícios ecológicos gerados pela coleta na Arena Castelão ajudaram a poupar o equivalente a:

- 1.879 m³ de água;

- 5 toneladas de areia;

- 566 árvores;

- 1 tonelada de carvão mineral;

- 166 MWh de energia elétrica;

- 9 toneladas de minério de ferro;

- 121 barris de petróleo.

Fan Fest

Em Fortaleza a exibição pública dos jogos aconteceu no aterro da praia de Iracema. Além das partidas emocionantes, atrações locais, nacionais animaram o público superior a 700 mil pessoas que passaram pelo local. Ao todo foram coletados 41.443 quilos de resíduos sólidos, entre vidro, papel, plástico e metal.

Fonte: Governo do Ceará

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+