Cidades-sede se reúnem no Ministério do Esporte para discutir programa de voluntariado

24/02/2014 - 15:41
Coordenadores do programa nas doze sedes participam de encontro operacional em Brasília para discutir ações que serão levadas à Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

Na reta final para o fechamento das inscrições para atuar na Copa do Mundo FIFA 2014 pelo programa Brasil Voluntário, representantes das doze cidades-sede reuniram-se em Brasília nesta segunda-feira (24.02) com o Ministério do Esporte, a Universidade de Brasília e a FIFA para discutir a operacionalidade e os treinamentos a distância e presencial.

“Estamos adiantados em todos os processos em nível operacional. Chegaremos à capacitação online e presencial com êxito para que os voluntários atuem na Copa do Mundo”, afirmou o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Capelli.

Como parte da agenda, os coordenadores das sedes apresentaram suas demandas operacionais, como estruturas de apoio aos voluntários, e discutiram o planejamento do treinamento presencial, previsto para ocorrer entre abril e maio, véspera do torneio.

“O treinamento é crucial, pois é o espaço em que eles poderão interagir com seus colegas de atuação”, destacou a decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann. A capacitação in loco será realizada pela UnB em parceria com outras 17 universidades públicas.

Integração Voluntária
A coordenação do programa de voluntariado da FIFA também participou do encontro. “O objetivo é garantir a integração de todos os voluntários”, afirmou Rodrigo Hermida, gerente de Voluntariado do Comitê Organizador Local (COL).

Para Ricardo Capelli, a união entre os voluntários será essencial para a boa realização do torneio. “O Brasil Voluntário e a FIFA estão dentro de um mesmo processo, apesar de suas diferenças quanto às áreas de atuação. Quanto mais integrada for a atuação, maior será o sucesso do atendimento durante o torneio”, ressaltou Ricardo Capelli.

Inscrições
As inscrições do Brasil Voluntário seguem abertas e podem ser feitas aqui. Para participar, é necessário preencher os seguintes critérios:

- Ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite máximo de idade para participar);
- Ter disponibilidade para atuar por no mínimo 07 dias, seguidos ou intercalados (em turno de 4 horas diárias);
- Ter comprometimento com o voluntariado.

O voluntário selecionado irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia nas cidades onde houver. Nestes locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+