Comitiva da FIFA e do Ministério do Esporte visita Arena das Dunas, em Natal

27/06/2012 - 11:10
Após passar por Recife, grupo vistoriou o palco potiguar para a Copa nesta quarta-feira (27.06). Amanhã será a vez de Brasília

Foto: Glauber Queiroz/ME/Junho de 2012#Dando sequência às visitas aos estádios da Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, os membros do conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo e Bebeto, e o renomado artista plástico Romero Britto vistoriam na manhã desta quarta-feira (27.06) a Arena das Dunas, em Natal, acompanhados pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

A comitiva chegou por volta das 9h30, assistiu a uma apresentação sobre o andamento do projeto e seguiu para o canteiro de obras. Haverá coletiva de imprensa no local. O palco potiguar receberá quatro partidas do Mundial.

Segundo o Secretário Estadual da Copa, Demétrio Torres, o cronograma físico está sendo seguido e a previsão é de que o estádio seja entregue em dezembro de 2013. “O nosso contrato não prevê aditivos de prazo ou de preço sem que haja penalidades. Isso nos dá o conforto para nos preocuparmos somente com o acompanhamento da obra e da qualidade dela, porque as parcelas de pagamento já estão estabelecidas. Ou seja, se estiver dentro do cronograma, o recurso é liberado”, disse Torres.

Foto: Glauber Queiroz/ME/Junho de 2012#Ronaldo e Bebeto autografam camisas da Seleção Brasileira para serem sorteadas entre os operáriosAtualmente, a construção do estádio está na etapa de implantação da superestrutura. De acordo com Torres, uma etapa importante será a cobertura, em fase final de contratação. “É uma etapa que pesa muito no avanço do cronograma. E como a estrutura metálica chegará pronta, vai ser um processo rápido”. A previsão é a de que a contratação seja concluída até o fim do mês.

A Arena das Dunas terá capacidade para 43 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. O investimento na construção do empreendimento, que tomou o lugar do antigo “Machadão”, demolido, será de R$ 417 milhões, sendo que R$ 396,5 milhões virão de financiamento federal.

Visitas
De Natal, a comitiva seguirá para Brasília, onde visitará nesta quinta-feira (28.06) o Estádio Nacional Mané Garrincha. Para o mesmo dia também está marcada a reunião de diretoria do COL na capital federal, que será seguida por uma coletiva de imprensa. Essa nova rodada de visitas às cidades-sede ocorre quase um mês após a última vinda do secretário-geral da FIFA ao Brasil. Em maio, Valcke participou de evento da FIFA e do COL no Rio de Janeiro, quando foram divulgados o slogan da Copa e a tabela da Copa das Confederações.

Leia mais:
» Obra do estádio de Natal está dentro do prazo e bem encaminhada para 2014
» Galeria de fotos mostra detalhes das obras na Arena das Dunas, em Natal

Gabriel Fialho – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+