Confederações: ataque é o trunfo do Uruguai para buscar a taça

03/12/2012 - 15:56
Com trio formado por Forlán, Suárez e Cavani, seleção celeste espera surpreender mais uma vez os favoritos

Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME/dezembro de 2012#Óscar Tabárez, técnico do UruguaiBicampeão mundial, o Uruguai era considerado a terceira força do futebol sul-americano nas últimas décadas, atrás de Brasil e Argentina, mas fez uma surpreendente campanha na Copa do Mundo de 2010 e terminou em quarto lugar, à frente dos vizinhos de continente. Um ano depois, mais uma vez liderada pelo atacante Diego Forlán, que hoje veste a camisa do clube brasileiro Internacional, a seleção uruguaia levantou a taça da Copa América, em pleno Monumental de Nuñes, em Buenos Aires, na Argentina.

A Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 vai marcar a segunda participação do Uruguai na competição. A primeira vez foi em 1997, quando a equipe ficou em quarto lugar. Agora, a celeste aposta na força ofensiva. A equipe comandada por Óscar Tabárez conta com o veterano Forlán e dois atacantes que se destacam na Europa: Luis Suárez, do Liverpool, e Edinson Cavani, do Napoli.

Para chegar ao inédito título, os uruguaios terão de se classificar entre os dois primeiros do grupo B. "Vamos tentar reeditar as atuações de 2010. Acreditamos que podemos fazer isso. Depois da Copa se pensou que não iríamos fazer mais nada e ganhamos a Copa América", disse o técnico Óscar Tabárez.

A estreia está marcada para o dia 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife, contra a Espanha, atual campeão mundial e da Eurocopa. A segunda partida será no dia 20, a partir das 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O adversário será o vencedor da Copa Africana de Nações, que termina em fevereiro, O Uruguai fechará a sua participação na primeira fase da competição diante do Taiti, em jogo marcado para as 16h, na Arena Pernambuco, em Recife.

Se conseguir se classificar como primeiro lugar do grupo B, o Uruguai jogará no Castelão, em Fortaleza, na semifinal contra o segundo colocado do grupo A, que tem Brasil, Japão, México e Itália. O duelo será em 27 de junho, a partir das 16h. Se ficar na segunda posição da chave, o confronto diante do vencedor do outro grupo será no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 26, também às 16h.

A decisão está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro, em 30 de junho, a partir das 19h. A disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações também será no dia 30 de junho de 2013, mas em Salvador, às 13h.

Ingressos
A segunda fase da venda oficial de ingressos para a Copa das Confederações teve início nesta segunda-feira (03.12), para todas as faixas de preço, incluindo os da categoria 4, exclusiva para brasileiros. Durante essa fase, que vai até o dia 15 de janeiro de 2013, todas as solicitações terão chances iguais de serem atendidas, já que elas farão parte de um sorteio eletrônico. Não vale a ordem de chegada.

O preço das entradas para as partidas da primeira fase varia entre R$ 28,50 (valor da meia entrada na Categoria 4) e R$ 228 (ingressos para áreas nobres, da Categoria 1).

Mais sobre o Uruguai

Confederação: Conmebol (América do Sul)
Qualificação: Campeão da Copa América
Número de participações na Copa das Confederações: 1
Técnico: Óscar Tabárez
Time-base: Muslera; Lugano, Pereira e Cáceres; Godín, Gargano, González e Arévalo; Suárez, Cavani e Forlán
Destaque: Luis Suárez (atacante de 25 anos do Liverpool)
Principais títulos: Bicampeão da Copa do Mundo (1930, 1950); 15 vezes campeão da Copa América (1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1926, 1935, 1942, 1956, 1959, 1967, 1983, 1987, 1995, 2011)
Posição no ranking da FIFA: 11ª
Material esportivo: Puma
Site oficial: www.auf.org.uy

Leia mais:

» Conheça os grupos da Copa das Confederações
» Dilma Rousseff: "Temos dupla responsabilidade na Copa das Confederações"
» Bola da Copa das Confederações se chamará Cafusa
» Segunda fase da venda de ingressos para a Copa das Confederações começa nesta segunda-feira
» Saiba o caminho do Brasil na Copa das Confederações: estreia será contra o Japão

» Belo Horizonte: Brasil joga a semifinal no Mineirão se vencer o Grupo A
» Brasília: capital federal receberá o jogo de abertura, entre Brasil e Japão
» Fortaleza e a Copa das Confederações: Brasil enfrenta o México na primeira partida do Castelão
» Recife e a Copa das Confederações: três campeões mundiais em campo
» Rio de Janeiro: final e dois campeões mundiais na fase de grupos, Itália e Espanha

» Salvador: Brasil vai encarar a Itália na última rodada da primeira fase

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+