Confira alguns eventos previstos nos estádios antes da Copa das Confederações

11/03/2013 - 12:29
Clássicos regionais, amistosos da seleção, jogo da primeira divisão e shows musicais estão no cronograma pensado pelas cidades-sede

Antes de a bola rolar para a Copa das Confederações, em 15 de junho, as cidades-sede se mobilizam para realizar eventos, oficiais ou não, para testar questões operacionais, de logística e de prestação de serviços em cada uma das arenas.

Sede da abertura, num jogo entre Brasil x Japão, o Estádio Nacional de Brasília já tem dois eventos previstos pelo governo local. O primeiro é a decisão do campeonato local, programado para 18 de maio, um sábado. O GDF também negocia com a CBF e os clubes a realização da partida entre o Santos de Neymar e o Flamengo, que tem grande contingente de torcedores na capital federal, para 25 de maio. O duelo seria válido pelo Campeonato Brasileiro.

Entregue em dezembro do ano passado, o Mineirão, em Belo Horizonte, vem recebendo eventos desde o início do ano. O primeiro deles foi um clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG, vencido pela equipe celeste por 2 x 1. Na ocasião, houve alguns problemas de logística, sanados para partidas posteriores do Cruzeiro. No último fim de semana, a arena recebeu um show de Elton John. Outro megashow previsto é o de Paul McCartney, em 3 de maio. Oficialmente, a arena será testada, com acompanhamento de técnicos da FIFA e do COL, num amistoso entre Brasil x Chile agendado para 24 de abril.

Também pronto desde dezembro e em fase de testes está o Castelão, em Fortaleza. Inaugurado com uma rodada dupla da Copa do Nordeste em 27 de janeiro, a arena do Ceará para três jogos da Copa das Confederações vem recebendo partidas de Ceará e Fortaleza. Segundo o secretário de Copa do estado, Ferruccio Feitosa, dois clássicos entre as equipes estão previstos para os proximos dias. O primeiro no domingo, 17 de março. O seguinte em 14 de abril, segundo o secretário, com acompanhamento oficial de FIFA e do COL.

Na Bahia, a inauguração da Fonte Nova está prevista para 7 de abril, com um clássico local entre Bahia e Vitória. A previsão das autoridades do estado é de que um segundo confronto entre as equipes ocorra em 28 de abril, desta vez com acompanhamento oficial. Salvador receberá três jogos da Copa das Confederações, entre eles o clássico entre Brasil x Itália, em 22 de junho, pela terceira rodada da fase de grupos.

O Maracanã, no Rio de Janeiro, teve o início do plantio do gramado no fim de semana. Palco da final da Copa das Confederações e do Mundial de 2014, o estádio tem previsão de entrega para 27 de abril, segundo informações do governo estadual divulgadas na última sexta-feira (8.03). A estimativa é de que haja dois eventos fechados e um evento maior, o amistoso entre Brasil x Inglaterra, em 2 de junho, este último com supervisão da FIFA e do COL.

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da mata, região metropolitana de Recife, está na reta final de conclusão. A inauguração está agendada para 14 de abril. Na última semana, o estádio recebeu a vistoria de comitiva da FIFA, do COL e do governo federal. Segundo informações da Secretaria de Copa do estado, o calendário de eventos para testar aspectos operacionais será divulgado nos próximos dias.

Cronograma de eventos previstos:

Belo Horizonte (Mineirão)
24 de abril - Brasil x Chile (amistoso)
3 de maio - Show de Paul McCartney

Brasília (Estádio Nacional)
18 de maio - Final do Campeonato Candango
25 de maio - Santos x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro (em negociação)

Fortaleza (Castelão)
17 de março - Fortaleza x Ceará
14 de abril - Ceará x Fortaleza

Recife (Arena Pernambuco)
Em fase de definição de agenda

Rio de Janeiro (Maracanã)
Dois eventos fechados, ainda sem data definida
2 de junho - Brasil x Inglaterra (amistoso)

Salvador (Fonte Nova)
7 de abril - Bahia x Vitória
28 de abril - Vitória x Bahia

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Foram registradas 5.185 demandas nos aeroportos e 75 nos estádios das 12 cidades-sede
+
Média de torcedores nas arenas também ficou no segundo posto. Saiba outros recordes da competição
+
Total de torcedores que já compareceram às 12 arenas, contando os dois confrontos das quartas de final, é superior a três milhões
+
Eduardo Castro Mello acompanhará Brasil x Camarões em Brasília. Escritório dele também projetou a Arena Pantanal e a reforma do Maracanã
+