Confira a programação de painel sobre sustentabilidade e inovação para as cidades-sede

21/06/2012 - 12:20
Evento promovido pelo Ministério do Esporte e Banco Interamericano de Desenvolvimento será nesta sexta (22.06), no Parque dos Atletas

A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 traz ao país a oportunidade de combinar investimentos em infraestrutura urbana com estratégias de desenvolvimento sustentável para as cidades-sede. Para debater o tema, o Ministério do Esporte e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem, nesta sexta-feira (22), dentro da programação da Rio + 20, o painel “Copa 2014: Oportunidades em Sustentabilidade e Inovação para as Cidades-Sede”. O evento será das 14h às 16h, no Parque dos Atletas (auditório principal), Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.

O painel irá abordar as experiências de cidades que já sediaram megaeventos esportivos e as ações adotadas pelo Brasil no processo de preparação para 2014 (Governo Federal, FIFA e Comitê Organizador Local), analisando como a realização desses eventos pode contribuir para tornar as cidades mais sustentáveis e inovadoras.

Participam do evento o secretário-executivo do Ministério do Esporte e membro do Comitê Organizador Local da Copa, Luis Fernandes; o representante do BID no Brasil em exercício, Juan Carlos De La Hoz; o diretor do Departamento de Responsabilidade Social Corporativa da FIFA, Federico Addiechi; o arquiteto especialista em desenvolvimento urbano Pablo Vaggione; e o diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), Neio Campos.

» Painel “Copa 2014: Oportunidades em Sustentabilidade e Inovação para as Cidades-Sede”

DATA: Sexta-feira (22), das 14h às 16h
LOCAL: Parque dos Atletas (Avenida Salvador Allende, s/n, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)

» Programação

14h às 14h15 - Abertura
Participantes:
Luis Fernandes – Secretário Executivo do Ministério do Esporte
Juan Carlos De la Hoz – Representante do BID no Brasil
Federico Addiechi – Diretor de Responsabilidade Social Corporativa da FIFA

14h15 às 15h30 - Painel Copa 2014: Desafios e Oportunidades para as Cidades-Sede
Luis Fernandes – Secretário Executivo do Ministério do Esporte (painelista e moderador)

Tema: Oportunidades para a Sustentabilidade e Inovação no contexto da Copa 2014. A visão do governo brasileiro sobre as oportunidades para os estados e cidades-sede no processo da preparação da Copa 2014 no contexto do desenvolvimento do Brasil. Apresentação das principais iniciativas adotadas pelo governo brasileiro nas áreas de sustentabilidade e inovação e das perspectivas para 2014. (15 min)

Juan Carlos De la Hoz – Representante do BID no Brasil em exercício
Tema: O BID e a Copa 2014: Uma oportunidade para que as cidades-sede aproveitem os investimentos associados ao evento esportivo para avançar em sua agenda de desenvolvimento urbano sustentável. (15 min)

Federico Addiechi – Diretor da Responsabilidade Social Corporativa da FIFA
Tema: Estratégias de Sustentabilidade. A experiência das Copas de 2006 e 2010. As perspectivas da FIFA e do COL para 2014, e a agenda em parceria com o governo brasileiro. (15 min)

Neio Campos - UnB
Tema: A Copa como oportunidade para o desenvolvimento sustentável das cidades-sede, abordando o impacto do evento como um legado permanente para a sociedade. Foco especial dado a temas de desenvolvimento urbano e turismo. (15 min)

Pablo Vaggione - BID
Tema: Problemas e soluções adotadas por cidades que receberam megaeventos esportivos e abordagem acerca dos temas relevantes para as cidades-sede da Copa 2014, analisando como os investimentos nesses eventos foram aproveitados para o desenvolvimento de um legado urbano permanente. (15 min)

15h30 às 15h50 – Espaço para perguntas

15h50 às 16h00 – Conclusões e Encerramento do Painel
 

Fonte: Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+