Copa do Mundo gera 20,4 mil empregos em Curitiba

20/05/2014 - 18:41
Serviços de transporte e turismo tiveram, em maio, aumento de 117% em relação ao mesmo período de 2013

As obras e serviços voltados para a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Curitiba geraram cerca de 20,4 mil empregos formais no período entre janeiro de 2012 e março de 2014. O número equivale ao total de vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade em um ano. Os dados constam do primeiro estudo realizado pelo Observatório do Trabalho da Prefeitura de Curitiba.

O levantamento mostra que durante a fase de preparação para a Mundial foram criados 15,9 mil empregos nas áreas de hotelaria, alimentação, transporte e turismo e também nas obras realizadas na cidade. Já na fase de realização do evento, de acordo com a prefeitura, são 4.500 novos empregos formais. Os números abrangem os 3 mil trabalhadores que atuarão dentro da Arena da Baixada durante os dias de jogos e os 250 que atuarão na Fan Fest, na Pedreira Paulo Leminski.

Fotos: Portal da Copa#

Transporte e turismo

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) informam que foram contratados 10.009 trabalhadores na área da hotelaria e alimentação (aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado) e 948 nos serviços de transporte e turismo (aumento de 117%). De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná(Abrasel-PR), há um aumento previsto de R$ 240 milhões na movimentação financeira do setor de alimentação no Paraná por causa do Mundial. Além de cursos gratuitos para garçons e bartenders, voltados para a Copa 2014, os estabelecimentos estão adequando seus cardápios.

As obras viárias abriram 1.300 empregos diretos e 3.900 indiretos e as obras da Arena da Baixada, 5.523 empregos. Nas obras do Aeroporto foram absorvidos 3.000 trabalhadores e nas obras viárias de responsabilidade do Estado do Paraná, 1.900. As informações foram repassadas pela Superintendência da Infraero, Prefeitura de Curitiba, CAP S/A e construtoras.

O Sine registrou no período um aumento de 2 mil novas vagas, crescimento muito acima da média. Dessas vagas, um quinto estão relacionadas à dinâmica da Copa do Mundo.

Angelo Binder, do Portal da Copa em Curitiba

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Alemães, cujas empresas empregam 250 mil pessoas no Brasil, desafiam anfitriões por uma vaga na final da Copa
+
Empresários estrangeiros participam de reuniões, rodadas de negócios, estreitam relações e aumentam possibilidades de inserção de produtos em vários países
+