Costa do Marfim e Grécia jogam em busca de vaga nas oitavas. Saiba como chegar ao Castelão

24/06/2014 - 00:56
Partida decisiva do Grupo C começa às 17h em Fortaleza. As duas seleções têm chances de classificação à próxima fase

Getty Images#

Getty Images#O treinador Lamouchi não confirmou a escalação de Drogba para o jogo no CastelãoMais de 58 mil ingressos foram vendidos para a partida entre Costa do Marfim e Grécia nesta terça-feira (24.06) às 17h, na Arena Castelão, em Fortaleza, no jogo que vale uma das vagas do Grupo C para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Com três pontos na chave, os marfinenses precisam de uma vitória simples para se classificar. Já os gregos, além de vencer, dependem de um tropeço do Japão diante da Colômbia, em Cuiabá. Um empate ainda pode beneficiar os africanos, desde que os japoneses não ganhem a partida que ocorrerá simultaneamente.

O técnico da Costa do Marfim, Pierre Lamouchi, não confirmou se o astro Didier Drogba começará entre os titulares na partida decisiva. Com problemas físicos, o astro marfinense iniciou os dois primeiros jogos da Copa (contra Japão e Colômbia) no banco de reservas e só entrou no decorrer da segunda etapa. Outro craque do time, o meio-campo Yaya Touré, que viajou ao seu país para acompanhar o funeral no irmão Ibrahim, chegou a Fortaleza junto com a equipe e está confirmado entre os titulares.

“Nos preparamos para viver esse grande momento (de buscar uma classificação). Tenho a oportunidade de ter 23 jogadores e todos vão entrar para a história. Há dois anos estamos juntos, e ele (Drogba) está se doando ao máximo à equipe”, esquivou-se o treinador da Costa do Marfim durante a entrevista coletiva desta segunda-feira, na Arena Castelão

Do lado grego, o time precisará melhorar o poder de fogo no ataque caso queira buscar a classificação para a próxima fase do mundial. Em dois jogos, a Grécia não marcou nenhum gol e sofreu três. “O que ficou para trás não importa nada. O futuro é amanhã. Temos de trabalhar muito para fazer gols, gols e gols. Só podemos passar se fizermos gols. Acredito no amanhã, não quero falar de passado”, disse o treinador Fernando Santos.

O técnico da Grécia também só anunciará a escalação momentos antes da partida. É certo, porém, que o capitão Katsouranis não jogará diante dos marfinenses. Ele foi expulso contra o Japão e terá de cumprir suspensão automática.

Ficha técnica

Grécia
Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Cholevas; Salpingidis, Maniatis e Kone; Fetfatzidis e Samaras; Mitroglou. Técnico: Fernando Santos

Costa do Marfim
Boubacar Barry; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Tioté, Serey Die e Yaya Touré; Gervinho, Gradel e Wilfried Bony (Drogba). Técnico: Sabri Lamouchi

Árbitro: Carlos Vera (Equador)

Ingressos

Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), pelo menos 31,9 mil turistas acompanharão a partida entre Grécia e Costa do Marfim na Arena Castelão, em Fortaleza. Destes, 12,7 mil são visitantes de outros estados e 19,2 mil são estrangeiros. Além deles, 26,1 mil ingressos foram vendidos para moradores da capital cearense e da região metropolitana.

Entre os turistas estrangeiros, a maioria no Castelão será de norte-americanos, com 5,6 mil bilhetes comprados. Os ingleses vêm em segundo (1,6 mil), seguidos por alemães (1,3 mil), australianos (1,2 mil) e canadenses (1 mil). Os paulistas, com três mil ingressos adquiridos, lideram entre os visitantes brasileiros.

Transporte gratuito

Pelo menos 45 mil pessoas devem utilizar o sistema de transporte público para se deslocar ao Castelão nesta terça-feira, de acordo com a coordenadora de mobilidade da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), Calina Bertini. Nos três primeiros jogos em Fortaleza, cerca de 130 mil pessoas foram ao estádio por meio dos ônibus especiais colocados à disposição dos torcedores.

Os torcedores terão novamente 300 ônibus grátis à disposição a partir dos sete bolsões de estacionamento da cidade – shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e Jóquei, Campus do Pici da UFC, Cambeba e Unifor. Além desses, linhas especiais partirão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e da avenida Abolição, com seis paradas entre a avenida Barão de Studart e Via Expressa. A zona hoteleira (região da avenida Beira-Mar) também será atendida com duas linhas que irão até o bolsão do Iguatemi.

No desembarque, haverá 10 micro-ônibus para levar torcedores com mobilidade reduzida até a Arena Castelão. Para o percurso de volta do estádio, os espectadores deverão embarcar nos mesmos locais de desembarque e ficar atentos aos nomes das linhas, que farão o caminho inverso em direção aos bolsões de estacionamento.

Os ônibus expressos para o estádio começarão a funcionar às 11h e vão operar até quatro horas após o fim da partida. Os coletivos farão o desembarque dos passageiros nas avenidas Paulino Rocha, Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Alberto Craveiro, de onde os torcedores seguirão a pé até o Castelão.

Metrô

Os torcedores que moram em Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, terão metrô gratuito nesta terça-feira até a estação Parangaba, na capital, em frente ao bolsão de estacionamento de onde saem os ônibus especiais. O metrô, que ainda está em fase de testes, funcionará entre 8h às 21 horas.
Endereços dos bolsões de estacionamento

- Centro de Eventos/Unifor: avenida Washington Soares, 999
- Campus do Pici da UFC: avenida Mister Hull, 2977
- Cambeba: avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N
-  North Shopping Jóquei: avenida Lineu Machado, 419
- Shopping Parangaba: rua Germano Franck, 300
- Shopping Iguatemi: avenida Washington Soares, 85
- Shopping Via Sul: avenida Washington Soares, 4335

Segurança

Para a partida entre Costa do Marfim e Grécia, a Arena Castelão será monitorada pelos batalhões de Policiamento de Eventos e de Choque da Polícia Militar. Os policiais farão a contenção de segurança a partir dos Pontos de Verificação Veicular (PVV), a cerca de um quilômetro do campo. O estádio terá ainda a Delegacia do Torcedor e o Juizado Especial para o atendimento de ocorrências. Ao todo, mais de 7 mil agentes de segurança trabalharão na capital cearense durante a Copa do Mundo.

Os PVVs serão instalados no cruzamento das seguintes avenidas: Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati; Juscelino Kubitschek x Perimetral; Paulino Rocha x BR-116; Silas Munguba x Desembargador Otacílio Peixoto; Alberto Craveiro x rua Paula Frassinetti; Paulino Rocha x Desembargador Otacílio Peixoto. Apenas veículos credenciados poderão passar pelas barreiras.

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Nas duas sedes, os voluntários do governo federal atuaram durante a fase de grupos, oitavas de final e quartas de final. Agora, atuação será focada na FIFA Fan Fest em dias de jogos
+
Cerca de 260 mil turistas brasileiros e estrangeiros compraram ingressos para os seis jogos na capital cearense
+