Curitiba: ônibus especiais levarão torcedores e jornalistas até a Arena da Baixada

26/05/2014 - 16:30
Serviço será disponibilizado gratuitamente no percurso entre os estacionamentos indicados pela FIFA e o local dos jogos

Com três linhas especiais, o transporte público coletivo terá uma programação especial em Curitiba para os dias de jogos da Copa do Mundo 2014 (16,20,23 e 26 de junho).  A linha especial PUC-PR será gratuita e no sistema leva e traz, sem paradas intermediárias entre o ponto de saída, no campus da PUC-PR no bairro Prado Velho, até o estádio, no Água Verde. Outras duas linhas, nesse caso com ônibus articulados e convencionais, também vão transportar torcedores gratuitamente, no mesmo sistema, entre os estacionamentos UniCuritiba1 e UniCuritiba2. Os estacionamentos nos campi da PUC e da UniCuritiba são espaços destinados a torcedores que compraram ingresso com estacionamento e a indicados pela FIFA, como jornalistas.

Além disso, irá circular, nos dias de jogos, com transporte gratuito, a linha Circular Copa, que funcionará nos moldes do Circular Centro, fazendo a ligação da área central com o estádio.

Outra linha especial, com pagamento de tarifa de R$2,70, será a Aeroporto/Terminal Boqueirão. Essa linha não terá paradas intermediárias e vai levar o torcedor do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, até o Terminal Boqueirão, dentro da Rede Integrada de Transporte, com uma série de opções de deslocamento em direção ao centro e ao estádio.

A operação especial do transporte coletivo também prevê o atendimento ao público da Fan Fest, que acontecerá na Pedreira Paulo Leminski, com a adoção de uma linha especial – Pedreira/Praça Tiradentes e Rui Barbosa.

De acordo a prefeitura de Curitiba,  será possível transportar até 27 mil pessoas por hora até a Arena da Baixada em dias de jogos.

SMCS/ Curitiba#Coletivos adaptados para embarque e desembarque de cadeirantes

Acessibilidade

Torcedores usuários de cadeira de rodas ou com dificuldade de locomoção vão contar com transporte especial em dias de jogos. Seis ônibus adaptados para transportar com conforto e segurança até dez pessoas com cadeira de rodas vão fazer o transporte de torcedores do estacionamento da PUC-PR até o estádio.

Adesivos que identificam veículos com acessibilidade estão colados nas laterais, na frente e atrás do veículo, facilitando a identificação. O ícone indicativo de acessibilidade também aparece no letreiro luminoso do ônibus, ao lado do nome e número da linha. Os ônibus acessíveis têm espaço para usuários de cadeira de rodas e acompanhante, o embarque e o desembarque são realizados em nível - em plataformas nas estações e terminais -, ou por plataformas elevatórias que erguem ou baixam o usuário de cadeira de rodas, no caso de ônibus biarticulados e ligeirinhos.

Angelo Binder, do Portal da Copa em Curitiba (PR)

 

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+