De olho na Copa, simulado de atuação das forças de segurança é realizado em Cuiabá

12/09/2013 - 17:12
Cerca de 100 profissionais participaram da atividade envolvendo artefato explosivo. Objetivo de exercícios como esse é melhorar o trabalho conjunto entre os diversos órgãos de Segurança Pública

Mayke Toscano/ Secom/ MT#

As forças de Segurança Pública foram mobilizadas em Cuiabá nesta quarta-feira (11.09) durante uma simulação de ocorrência envolvendo artefato explosivo. A atividade faz parte do cronograma de ações preparativas de Cuiabá para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foram empregados na simulação cerca de 100 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros militares, membros da perícia oficial e equipes de resgate e da segurança do shopping onde a atividade foi realizada, além do uso de veículos operacionais das instituições envolvidas. As polícias especializadas como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Centro Integrado de Operações de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram mobilizadas.

Pelo exercício simulado, o setor de Inteligência das polícias estava monitorando uma quadrilha composta por quatro homens que utilizam artefato explosivo para prática de roubos a caixas eletrônicos. Os integrantes da quadrilha também usavam um veículo pálio de cor cinza, cuja placa já havia sido checada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Ao entrar no estacionamento do shopping, o veículo foi identificado pelo Cento Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou o batalhão da Polícia Militar mais próximo para averiguação de pessoas suspeitas. Ao chegar ao estacionamento, os policiais encontraram material irregular no interior do veículo. Neste momento, uma forte explosão aconteceu dentro do shopping, próximo aos caixas eletrônicos, marcando o início do simulado, que durou uma hora.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do shopping, pelo menos oito mil pessoas estavam no local no início da atividade.

“A atividade operacional de hoje nos mostrou de forma clara o que ainda precisa ser melhorado no relacionamento entre as instituições e, especialmente, na resposta a um incidente de risco ou de um grande evento”, disse o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos.

Fonte: Secopa/ MT

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+