Em 3 dias, mais de 12 mil pessoas se inscreveram no Programa de Voluntários da FIFA

12/09/2013 - 18:14
Interessados são de 102 países. Colombianos lideram a lista dos estrangeiros, com 240 pedidos. Entre os brasileiros, o estado do Rio teve mais candidatos, com 2318 requisições

Três dias após a reabertura do Programa de Voluntários da FIFA para o Mundial do ano que vem, mais de 12.500 pessoas de 102 diferentes nacionalidades já se inscreveram.

Os colombianos foram os que mais aproveitaram a nova janela, com 240 pessoas inscritas até a manhã desta quinta-feira (12.09). Em segundo lugar aparecem os russos, anfitriões da próxima Copa do Mundo da FIFA, em 2018, com 113 candidatos. Outros países que se destacaram nos pedidos são México, com 112, Estados Unidos, com 94, Peru, com 79, e Argentina com 75.

Entre os brasileiros, o Rio de Janeiro lidera o número de candidatos. Até a manhã da quinta, 2.318 pessoas haviam feito suas inscrições. São Paulo (1.885 inscrições), Ceará (1.171), Distrito Federal (909) e o Minas Gerais (892) vêm em seguida.

As áreas mais solicitadas pelos voluntários foram as de Competições, com 2.653 pedidos. Em sequência, a de Cerimônias, com 1.434 inscrições, e Operações de Estádio, com 1.228 requisições.

Moradora de Ribeirão Preto (SP), Flávia Roberta de Moura, de 39 anos, foi uma das primeiras pessoas que fizeram a inscrição no Programa de Voluntários. Ela fez o pedido para a área de Credenciamento.

"Eu sempre procuro algo que me acrescente. Quando vi na televisão que o Programa de Voluntários estava reaberto, corri para fazer minha inscrição. Tinha perdido o prazo na Copa das Confederações da FIFA. O fato de interagir com muitas culturas diferentes é benéfico para mim. Já trabalhei com cerimonial e na parte administrativa. Acho que posso ser eficaz na área de credenciamento", disse Flávia, que marcou São Paulo como primeira alternativa e Recife como segunda opção.

A alocação na área solicitada, entretanto, não é garantida no ato da inscrição. O processo de seleção é composto por diversas fases, algumas presenciais, outras online, sendo obrigatória a aprovação em todas elas. Após a inscrição pelo site da FIFA, o candidato passará por dinâmicas de grupo presenciais, treinamento geral online, entrevistas individuais, testes de inglês e treinamento específico.

O treinamento específico presencial será realizado perto da data de início do evento. Ao final do processo, os candidatos aprovados passarão um dia no estádio localizado na sede em que irão trabalhar, na companhia da equipe da Gerência de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) e dos gestores das áreas em cada um atuará.

Toda comunicação entre o COL e os voluntários durante o processo de seleção será feita por e-mail. Por isso, é fundamental que os inscritos mantenham seus dados cadastrais atualizados.

De acordo com a FIFA, as inscrições – abertas em 9 de setembro – podem ser feitas durante 15 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 15 dias.

Fonte: FIFA

 

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+