Em Manaus, bares e restaurantes começam a receber certificados da Vigilância Sanitária

10/06/2014 - 20:25
No total, 146 estabelecimentos serão classificados até sexta-feira (13.06), um dia antes da primeira partida da Copa do Mundo na cidade

Agnaldo Oliveira Júnior/Portal da Copa#Cláudia Borges foi a primeira a receber o certificado

Restaurantes e bares de Manaus começaram a receber nesta terça-feira (10.06) os certificados de classificação sanitária para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A avaliação feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde vai classificar 146 estabelecimentos para o Mundial.

O processo de categorização dos bares e restaurantes de Manaus começou em agosto de 2013 com a auto avaliação de 213 estabelecimentos. A Visa Manaus analisou os resultados e classificou 164 estabelecimentos. Na última etapa, 146 locais foram visitados por 36 fiscais do órgão. As avaliações foram enviadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para análise dos dados e elaboração do resultado final.

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, fez a entrega do primeiro certificado, que deverá ser fixado em local de fácil visualização para os consumidores. “Nós encerramos, assim, um ciclo importante do compromisso com a qualidade da saúde de quem vive em Manaus e de quem vai visitar a cidade nos dias de jogos da Copa do Mundo”, disse o secretário.

Entre os itens avaliados estão higiene no local de manipulação de alimentos, armazenagem de produtos, refrigeração e temperatura de alimentos congelados e verificação de documentação de licenças. Todos os certificados vão ser entregues até sexta-feira (13.06), véspera da primeira partida da Copa do Mundo em Manaus, entre Itália e Inglaterra, na Arena da Amazônia.

Nota máxima

O primeiro restaurante certificado foi uma churrascaria da zona centro-sul de Manaus. Classificada com a letra “A” – a mais alta possível –, a proprietária Cláudia Borges ressaltou a importância do processo de categorização para o restaurante. “Nós ficamos felizes por saber que todo o trabalho de segurança alimentar estava sendo feito de forma correta”, comemorou ela. Os estabelecimentos ainda podem ser avaliados nas categorias “B” e “C”.

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus

Notícias Relacionadas

Iniciativa da FIFA, com apoio do governo federal, levou atividades físicas e noções de saúde para mais de 150 alunos de oito escolas públicas de Brasília
+
Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Representantes do setor em seus respectivos países aprovam estrutura montada pelo Brasil para a Copa do Mundo
+