Em reunião com o ministro do Esporte, FIFA elogia preparativos da Copa

29/07/2011 - 17:22
Orlando Silva apresenta medidas preparatórias para Mundial e ressalta confiança da entidade máxima do futebol na economia brasileira

 

O ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (29.07) com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, também presente ao encontro, informou que Blatter elogiou o planejamento da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, reconhecendo que todas as providências estão no prazo previsto.

"Espero que o Brasil aproveite esta oportunidade para mostrar sua competência ao mundo. O país já é a sétima economia do mundo e tende a ocupar lugar mais relevante", afirmou o presidente da FIFA.

Logo no início da reunião, Orlando Silva foi homenageado com uma flâmula e uma medalha, em reconhecimento pelo bom andamento dos preparativos do Mundial.

Aeroportos
O ministro do Esporte apresentou as medidas que o Governo Federal vem adotando para a organização da Copa. "O presidente da FIFA demonstrou confiança na preparação do país e comemorou o momento econômico atual, que deve repercutir positivamente no Mundial", explicou.

Entre os temas abordados por Orlando Silva no encontro, estão as melhorias nos aeroportos, com a criação da Secretaria de Aviação Civil e a reestruturação da Infraero. "Os três principais aeroportos do país terão gestão privada e o investimento de R$ 5,5 bilhões nas reformas já está acontecendo."

Sorteio
O ministro do Esporte está no Rio para o sorteio das Eliminatórias da Copa 2014, que acontece neste sábado (30.07), às 15h. Na ocasião, serão definidos os grupos de cinco regiões: America do Norte, Central e Caribe; Ásia, Oceania, África e Europa.

A América do Sul não passa por sorteio, pois o sistema de disputa é em turno e returno, com todas as seleções se enfrentando. Por ser o país-sede, o Brasil já está classificado para a Copa e não competirá nas Eliminatórias.

Ascom - Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Ministro do Esporte representou a presidenta na abertura do 64° Congresso da FIFA, nesta terça-feira, em São Paulo
+
Obra está na matriz de responsabilidades da Copa e tem previsão de término para dezembro de 2013
+
Avanços nas obras de estádios, portos, aeroportos e mobilidade urbana foram destacados pela presidenta, assim como as iniciativas nas áreas de segurança e turismo
+
Evento será realizado em 4 de fevereiro na sede da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. Objetivo do plano é proteger e promover a saúde da população que irá circular pela cidade e pelo estado durante os grandes eventos esportivos
+