Entenda como será o sorteio da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

30/07/2011 - 17:48
Logo mais, às 15h, as bolinhas rolam no palco da Marina da Glória para definição dos confrontos das Eliminatórias.

 

O evento de hoje, no Rio de Janeiro, é o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O sorteio define confrontos, cabeças-de-chave e grupos das Eliminatórias de cinco continentes. O futuro de 166 seleções estará em jogo e será revelado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e pelos assessores ilustres: Zagallo, Zico, Ronaldo, Bebeto, Cafu, Neymar, Paulo Henrique Ganso, Lucas, Lucas Piazon e Fellipe Bastos.

Os potes com os nomes dos países dão direcionamento ao sorteio, assim, seleções européias que estiverem no mesmo recipiente, não poderão se enfrentar. Isso evita um grupo, por exemplo, com Espanha, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Croácia, Noruega, ou Grécia, todos cabeças-de-chave definidos pela colocação no ranking da FIFA e que estarão no primeiro pote.

O pontapé inicial do sorteio será a definição dos confrontos das repescagens. Ásia, América do Sul, América do Norte, Central e Caribe, além da Oceania possuem meia vaga, disputada por repescagens entre quatro seleções desses quatro continentes. O que estará em jogo quando a bolinha for retirada do pote será quais confederações deverão se enfrentar em busca da classificação.

África

São 52 seleções que disputarão, em três fases, cinco vagas para a Copa. Nos potes 5 e 6 estão os nomes das 24 equipes piores ranqueadas no continente. Quando Cafu e Neymar revelarem os nomes das seleções nesses potes estará se desenhando os confrontos mata-mata em ida e volta da primeira fase – só há possibilidade de seleções do pote 5 enfrentarem as do pote 6, este último composto pelas 12 piores no ranking da FIFA.

Os potes 1,2,3 e 4 contém dez seleções, cada, em ordem do ranking da FIFA. O pote 3 terá duas seleções vindas da primeira fase e no pote 4 as outras dez equipes. Cada pote fornecerá um nome, para cada um dos dez grupos da segunda fase. A terceira fase é um mata-mata entre os vencedores de cada chave.

Ásia

As Eliminatórias já estão na terceira fase no continente. Nas primeira e segunda fases, os confrontos em ida e volta do tipo mata-mata definiram as 15 seleções que se juntam a Austrália, Bahrein, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão. As 20 equipes estarão distribuídas em quatro potes, conforme ranking da FIFA. Cada pote fornecerá um nome para os cinco grupos da terceira fase, a serem revelados por Zico e Lucas.

A última fase reunirá os dois primeiros de cada chave em dois grupos de cinco para definir os classificados diretos e para a repescagem do Mundial.

América do Norte, América Central e Caribe

Bebeto e Fellipe Bastos participam do sorteio do continente que está na segunda fase. Os cinco vencedores da primeira fase (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntam-se às próximas 19 seleções mais bem posicionadas no ranking da FIFA. Essas equipes estarão em quatro potes, sendo que cada recipiente oferecerá um nome para cada um dos seis grupos da segunda fase.

Os seis vencedores dos grupos se classificam para a etapa seguinte e se juntam a EUA, México e Honduras - colocados no primeiro pote - e Jamaica, Costa Rica e Cuba - no segundo pote. As seleções que vieram da segunda fase ficam no terceiro pote. Essa parte do sorteio vai definir os três grupos para a disputa da terceira fase. Na última fase, os primeiros e segundos colocados dos três grupos fazem um hexagonal final.

Oceania

As sete seleções do continente melhores ranqueadas estão distribuídas, conforme a sua colocação, em dois potes, sendo que no segundo pote entra a equipe que vencer a primeira fase, disputada por quatro países. O sorteio será assessorado por Zagallo e Lucas Piazon.

Europa

O mais aguardado sorteio define a distribuição de 53 seleções por oito grupos de seis equipes e um com cinco equipes. Os países foram divididos em seis potes - cinco com nove nomes em cada e um outro com oito nomes – conforme o ranking da FIFA. Cada pote fornecerá um nome para cada grupo. O vencedor de cada grupo classifica para a Copa e as oito melhores segundas classificadas se enfrentam em mata-mata, para definir as quatro últimas classificadas para o Mundial. Ronaldo e Paulo Henrique Ganso revelam a sorte desses países.

Ascom - Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Cooperativas de catadores atuaram nos 12 estádios do Mundial para a recuperação e separação dos resíduos deixados pelos torcedores durante os jogos
+