Espanha e Itália vencem e garantem vaga nas quartas da Euro

18/06/2012 - 19:43
Últimas campeãs mundiais confirmam favoritismo e agora aguardam definição dos adversários da próxima fase

A Itália entrou em campo pela última rodada da fase de grupos da Euro 2012 precisando ganhar da já eliminada Irlanda e dependendo do resultado da outra partida da chave, entre Espanha e Croácia, para garantir a classificação às quartas de final da competição. Aos croatas e espanhóis, que chegaram para o confronto desta segunda-feira (18.06) dividindo a liderança do grupo, até o empate poderia servir para dar a vaga na etapa seguinte do torneio. Mas a vitória de 2 a 0 dos italianos e de 1 a 0 da Espanha confirmaram o favoritismo das últimas duas campeãs mundiais.

Jogando em Poznan, na Polônia, os italianos abriram o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo, com um gol de cabeça de Cassano, após cobrança de escanteio. Apesar do 0 a 0 entre croatas e espanhóis que dava a vaga aos italianos naquele momento, um gol em qualquer um dos jogos poderia mudar o panorama do grupo. Por isso, a Azzurra só foi respirar mais aliviada aos 43 do segundo tempo, quando o atacante Balotelli, que entrou no decorrer do jogo, marcou de meia bicicleta, após nova cobrança de escanteio.

Na outra partida do dia, no mesmo horário, em Gdansk (POL), a atual campeã da Euro e da Copa do Mundo teve a classificação ameaçada no segundo tempo da partida. O goleiro Casillas defendeu dois chutes croatas em jogadas de contra ataque quando o placar ainda estava em branco e a Itália já vencia o seu jogo. Mas, a Espanha conseguiu furar o bloqueio da Croácia no final do confronto. Fàbregas lançou para Iniesta sozinho na área, o camisa 6 rolou para Jesus Navas, que sem o goleiro entrou com bola e tudo para fazer 1 a 0 aos 43 minutos.

Com os resultados, a Espanha garantiu a primeira colocação do Grupo C com sete pontos, a Itália se classificou com cinco, enquanto Croácia com quatro e Irlanda com zero dão adeus à disputa. Agora, espanhóis e italianos aguardam a definição do Grupo D para conhecerem seus adversários nas quartas de final.

Os últimos dois jogos da primeira fase da competição serão disputados nesta terça-feira (19.06), às 15h45 (horário de Brasília), na Ucrânia. Os donos da casa enfrentam os ingleses, enquanto os franceses duelam contra os suecos, já eliminados. França e Inglaterra lideram a chave com quatro pontos, a Ucrânia soma três pontos e a Suécia não pontuou ainda.        

A Eurocopa dá ao campeão uma vaga na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, de 15 a 30 de junho, em seis cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). O torneio reúne os campeões continentais (México, Uruguai, Japão e Taiti), além de Espanha (última campeã mundial) e Brasil (país-sede). O último integrante será conhecido em 2013, na Copa Africana de Nações. Se a Espanha vencer a Eurocopa, a vaga do torneio ficará com o vice-campeão.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Atacante ganhou 5 títulos europeus pelo Real Madrid e abriu as portas do futebol do país para Maradona e Messi
+
O ex-zagueiro italiano, Fabio Cannavaro, afirma que joelho alto do lateral colombiano leva a pensar que houve intenção de machucar camisa 10 brasileiro. Fenômeno concorda
+
Federação italiana tenta rever decisão de Prandelli e Celeste exalta raça e inteligência em campo
+
Imigrantes e descendentes veem juntos derrota para o Uruguai no edifício Itália, símbolo da cidade
+