Eurocopa: Espanha elimina Irlanda. Itália fica no empate com a Croácia

14/06/2012 - 18:25
Atuais campeões mundiais venceram por 4 x 0. Azurra entrará em campo na terceira rodada precisando vencer

A segunda rodada do Grupo C da Eurocopa 2012 não classificou matematicamente nenhuma das equipes para as quartas de final, mas selou a passagem de volta da Irlanda. Atropelada pela Espanha por 4 x 0, em Gdansk, na Polônia, a equipe conheceu a segunda derrota em duas partidas e está eliminada. A Espanha soma quatro pontos, na liderança da chave no saldo de gols. No outro jogo do grupo, empate em 1 x 1 entre Croácia e Itália, em Poznan. O resultado levou os croatas aos mesmos quatro pontos da Fúria. A Itália, que empatou com a Espanha na primeira rodada, tem dois. Na última rodada, na próxima segunda-feira, a Espanha encara a Croácia, em Gdansk, e a Itália enfrenta a Irlanda, em Poznan.

No primeiro duelo do dia, a Azzurra chegou a abrir o marcador com uma cobrança de falta precisa de Pirlo, aos 39 minutos do primeiro tempo. A Croácia, contudo, contou com uma falha de marcação da zaga italiana para chegar à igualdade aos 27 da etapa final. Depois de um cruzamento pela esquerda do ataque, a bola encontrou Mandzukic livre. Ele dominou e chutou forte na saída do goleiro Buffon.

Já em Gdansk, a Espanha deixou claro logo no início que não daria chances aos irlandeses. Autor de dois gols na partida, o atacante Fernando Torres conferiu o primeiro já aos quatro minutos, ao aproveitar uma indecisão da zaga e tocar com categoria na saida do goleiro Given. A goleada foi consolidada na segunda etapa, com David Silva, aos três, Fernando Torres, aos 25, e Fábregas, aos 38.

A Eurocopa dá ao campeão uma vaga na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, de 15 a 30 de junho, em seis cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). O torneio reúne os campeões continentais (México, Uruguai, Japão e Taiti), além de Espanha (última campeã mundial) e Brasil (país-sede). O último integrante será conhecido em 2013, na Copa Africana de Nações. Se a Espanha vencer a Eurocopa, a vaga do torneio ficará com o vice-campeão.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Atacante ganhou 5 títulos europeus pelo Real Madrid e abriu as portas do futebol do país para Maradona e Messi
+
O ex-zagueiro italiano, Fabio Cannavaro, afirma que joelho alto do lateral colombiano leva a pensar que houve intenção de machucar camisa 10 brasileiro. Fenômeno concorda
+
Federação italiana tenta rever decisão de Prandelli e Celeste exalta raça e inteligência em campo
+
Gregos chegam pela primeira vez na história às oitavas de final. Terão pela frente a Costa Rica
+