Esquema de mobilidade por trens aprovado pelos torcedores

12/06/2014 - 15:31
Serviço começou a funcionar a partir das 12h. Torcedores brasileiros e croatas conviviam em harmonia

A viagem de trem entre a estação Luz e a Itaquera-Corinthians foi aprovada pelos torcedores. O serviço começou a funcionar a partir das 12h, tendo em vista que a festa de abertura da Copa do Mundo estava marcada para as 15h, duas horas antes do jogo inaugural, entre Brasil e Croácia.  Os trens partiram lotados desde o início da operação.

“Viemos de Brasília e foi fácil chegar aqui. O trem ficava cheio na estação da Luz, mas depois ia direto. Podia continuar esse tipo de operação depois da Copa. Ia ajudar os torcedores em dias de jogo”, afirmou o corretor de imóveis Daniel Araújo, 35 anos, acompanhado de amigos para assistir à partida de abertura.  “Conseguimos comprar ingressos para os jogos em Brasília. Viajamos só para a abertura e para a final, no Rio de Janeiro”, contou.

Entre os passageiros que perambulavam pela estação, havia alguns que ainda tentavam conseguir uma forma de entrar no estádio. “Compro ingresso, pago bem!”, berrava uma torcedora ao lado da escada rolante que dava acesso à plataforma da Luz do Expresso da Copa. Na estação Corinthians-Itaquera, os desesperados em busca de entrada usavam outro artifício. Diante do barulho do local, exibiam placas, algumas em português e inglês.

Fotos: Adalbero Leister Filho/Portal da Copa#Esquema de mobilidade por trens levou grande parte da torcida à Arena Corinthians, palco da abertura da Copa

Harmonia

A reportagem testou o serviço, que partiu da Luz às 12h16 e chegou à Itaquera 20 minutos depois. O trem ficou cerca de cinco minutos parado na estação até lotar. Dentro do vagão, brasileiros e croatas (em minoria absoluta), mas não menos animados, conviviam em harmonia.

“Suker! Grande jogador!”, berrava um grupo de brasileiros para os únicos dois croatas no trem. “Mihajlovic!”, lembrou outro.  “Mihajlovic é sérvio”, respondeu o croata, sem ser entendido.

A saída da estação estava bem sinalizada e o fluxo de torcedores de Brasil, Croácia e vários outros países, como Colômbia, Alemanha e Estados Unidos, era intenso. Muitos foram a Itaquera apenas para sentir o clima de Copa.  “Vim com meu marido, mas compramos ingresso mesmo é para o jogo contra a França, em Porto Alegre”, afirmou a hondurenha Elza González, cujo marido, Ignácio, aproveitou a visita para comprar as figurinhas da seleção de seu país de um vendedor do shopping. De brinde, levou as duas figurinhas da Arena Corinthians. “Brasileiro é um povo muito simpático”, afirmou.

São Paulo - Arena Corinthians - Torcida

São Paulo - Arena Corinthians - Torcida

Adalberto Leister Filho, do Portal da Copa em São Paulo (SP)

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+