Estádio Mané Garrincha será inserido em programa internacional de reaproveitamento de resíduos

18/07/2013 - 10:13
No jogo Brasil x Japão, na abertura da Copa das Confederações, 48% do lixo produzido foi reciclado

Lula Marques/ ComCopa/ GDF#

Com a meta de tornar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha referência em reciclagem de lixo, a Secretaria Extraordinária da Copa 2014 e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) pretendem inserir a arena no conceito Zero Waste. Utilizado em países da Europa, como Suécia e Itália, e nos Estados Unidos, o Lixo Zero é um programa de aproveitamento total de resíduos.

O objetivo é reutilizar ao máximo os resíduos, reduzindo ou eliminando o encaminhamento do lixo para aterros sanitários e incineradores. Na prática, o programa prevê que materiais que hoje são descartados de forma errada sejam corretamente reaproveitados e utilizados como matéria-prima em usinas e fábricas.

Isso é feito por meio de ações de reciclagem, compostagem (reaproveitamento de orgânicos), educação ambiental e pela inserção do conceito dos 3Rs – reduzir, reaproveitar e reciclar. O estádio será o projeto-piloto do programa, que vai ser ampliado a órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), empresas e incorporado aos hábitos da população.

A previsão é que, em 2014, o lixo produzido durante os sete jogos da Copa do Mundo no Mané Garrincha já tenha alto índice de aproveitamento. A adesão ao programa será com a Aliança Internacional do Lixo Zero (Zero Waste International Alliance – ZWIA), entidade responsável pelo movimento em todo o mundo.

A preocupação com a destinação correta do lixo, no entanto, já começou. Na abertura da Copa das Confederações, realizada em 15 de junho com a partida entre Brasil e Japão no Mané Garrincha, 48% dos resíduos recolhidos pelo SLU na arena foram reciclados por cooperativas e pela usina de compostagem. Os trabalhadores ficaram com toda a renda resultante da venda do material.

Fonte: GDF
 

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Gols foram de Van Persie, Blind e Wijnaldum. Seleção anfitriã encerra o Mundial com a quarta colocação
+
Higuaín "desencantou" e marcou seu primeiro gol na Copa de 2014. Hermanos aguardam o vencedor do confronto entre Holanda e Costa Rica, logo mais, às 17h
+
Irmãos Alan e Lula Marques registram as obras, o trabalho dos operários e o ambiente dos primeiros jogos disputados na arena de Brasília
+