Estádio Nacional de Brasília recebe certificação internacional

03/03/2012 - 18:11
A SA 8000 indica que a obra cumpre aspectos como proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, proibição de discriminação e remuneração e carga horária de trabalho adequadas

Foto: Mary Leal/Agência Brasília/Divulgação#O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu a certificação internacional SA 8000, que atesta a responsabilidade social de empresas e instituições. Para comemorar a conquista, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, almoçou neste sábado com os 3 mil operários no refeitório do canteiro de obras do Estádio.
 
A SA 8000 (Social AccountAbility 8000) é uma norma internacional que define requisitos referentes às práticas sociais do emprego. Foi criada com base nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação segue o modelo das normas ISO 9000 e 14000 e atende a uma necessidade de consumidores mais esclarecidos, que se preocupam com a forma como os produtos são produzidos, e não apenas com a sua qualidade.
 
Para comprovar o atendimento aos requisitos, as empresas e instituições são submetidas a auditorias por técnicos especializados de entidades independentes. O certificado só é concedido àquelas organizações que cumprem totalmente os requisitos, que envolvem os seguintes aspectos: proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, proibição de discriminação (sexual, raça, política, nacionalidade etc) e remuneração e carga horária de trabalho adequadas, entre outros.

Selo ambiental
O Estádio Nacional também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Atualmente, nenhum estádio de futebol no mundo tem esse selo. O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto. Na construção são usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.
 
Depois de pronto, o estádio terá captação de energia solar e de água da chuva. A arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
 
Cronograma em dia
A obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 52% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada e a intermediária, em estágio avançado. Atualmente, cerca de 3 mil operários atuam no canteiro.
 
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está sendo construído para a Copa do Mundo de 2014 e sediará a abertura da Copa das Confederações, em 2013. A arena será entregue em 31 de dezembro de 2012.
 
Pelo projeto, o estádio será uma arena multiuso adequada para receber eventos e shows de grande porte e não apenas partidas de futebol. Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando renda e emprego, além de pagar o aluguel da arena. A empresa vencedora ficará responsável por inserir Brasília em um calendário de eventos e shows internacionais, mantendo a economia da capital federal aquecida.
 
Fonte: Agência Brasília

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foram registradas 5.185 demandas nos aeroportos e 75 nos estádios das 12 cidades-sede
+
Certificação digital estará disponível na plataforma de agendamento; voluntários do governo federal serão comunicados por email
+
Média de torcedores nas arenas também ficou no segundo posto. Saiba outros recordes da competição
+