Confira o esquema de trânsito para a inauguração do Estádio Nacional

17/05/2013 - 11:19
Primeiro jogo da nova arena será no mesmo dia, às 16h, com a final do Campeonato Brasiliense. Hino nacional será interpretado pela cantora Elza Soares. Confira fotos do estádio e o esquema de trânsito para o evento

A entrega da obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será realizada às 10h deste sábado (18.05) com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo e outras autoridades.

A bola vai rolar pela primeira vez no estádio no mesmo dia, às 16h, com a final do campeonato local, entre Brasília e Brasiliense. O hino nacional  será interpretado pela cantora Elza Soares, viúva de Garrincha, ex-jogador que dá nome ao estádio. O público para o jogo será de 22 mil pessoas, pouco menos de um terço da capacidade total do estádio (cerca de 71 mil lugares). Os seis mil operários que participam da obra da arena terão assento garantido.

O campo do novo estádio foi marcado na noite desta quinta-feira (16.05), enquanto  alpinistas industriais trabalhavam na finalização do “forro” da cobertura da arena. A sinalização do Mané Garrincha também já pode ser vista no estádio.

A nova arena da capital federal vai sediar a abertura da Copa das Confederações FIFA 2013, entre Brasil e Japão em 15 de junho, e outros sete jogos do Mundial de 2014.

Esquema de trânsito

A disputa da final do Candangão 2013 nesta sábado também será usada como teste para o esquema de trânsito que será planejado pelo Detran para os megaeventos.

"O trânsito de veículos particulares num raio de 3 quilômetros do estádio será restrito, limitado, bloqueado, desviado e canalizado” disse Nelson Leite, diretor de Policiamento de Trânsito do Detran.

Por isso, o melhor é utilizar o sistema de transporte coletivo. Quem optar pelo carro, deve procurar os bolsões de estacionamento no Parque da Cidade, plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial e de Rádio e TV. Agentes do Detran punirão as infrações: quem estacionar sobre o canteiro central e ao longo do meio-fio do Eixo Monumental e em outros locais já sinalizados estará sujeito a multa e guincho.A bicicleta também é uma alternativa para quem for ao jogo inaugural. O estádio tem um amplo bicicletário com policiamento no local.

No Eixo Monumental, o acesso ao estádio estará restrito aos veículos credenciados. A Via N1será bloqueada no trecho entre a W3 Norte e o Tribunal de Contas do DF a partir do meio-dia. No mesmo horário, a via S1 passará a funcionar em mão dupla do Tribunal de Justiça (TJDFT) até a Torre de TV. O Parque da Cidade terá acesso somente pelos portões do Sudoeste, da 911 e 907 Sul e, em sentido anti-horário.

A expectativa dos dirigentes do Detran é que as pistas sejam liberadas cerca de duas horas após a partida,  por volta das 20h.

Fonte: Portal da Copa, com informações do GDF

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+