Eurocopa: Alemanha "100%" e Portugal se classificam e selam os primeiros confrontos das quartas

17/06/2012 - 18:07
Dinamarca fica em terceiro no "Grupo da Morte" e Holanda se despede melancolicamente, sem marcar ponto. Quartas terão República Tcheca x Portugal e Alemanha x Grécia

Uma virada de Portugal sobre a Holanda em Carcóvia  e a terceira vitória alemã em três partidas, dessa vez sobre a Dinamarca, em Lviv, selaram o resultado final do Grupo B da Eurocopa, disputado na Ucrânia. A Alemanha conquistou nove pontos, Portugal somou seis e a Dinamarca ficou com três. A grande decepção no "Grupo da Morte" acabou sendo a Holanda. A atual vice-campeã mundial foi eliminada com três derrotas em três jogos.  

O resultado desenhou os primeiros confrontos das quartas de final do torneio que garante ao campeão uma vaga na Copa das Confederações do ano que vem, que será disputada no Brasil entre 15 e 30 de junho de 2013. A Alemanha, vencedora do Grupo B, terá pela frente a Grécia, que no sábado conseguiu uma improvável classificação no Grupo A, mandando a Rússia para casa. Já Portugal terá pela frente no mata-mata a República Tcheca, vencedora do Grupo A. Já estão qualificados para a Copa das Confederações Brasil, Espanha, Uruguai, Japão, México e Taiti. Além do campeão da Eurocopa, também terá vaga no Brasil a melhor equipe da Copa Africana de Nações de 2013.

Os jogos
Na Carcóvia, a Seleção Portuguesa contou com atuação convincente de Cristiano Ronaldo. O astro do Real Madrid participou intensamente da partida. Serviu os companheiros, conseguiu boas jogadas individuais, mostrou disposição durante os 90 minutos e marcou os dois gols da virada lusa.

A Holanda conseguiu se impor durante os primeiros minutos e chegou ao gol logo aos dez minutos. Robben construiu boa jogada pela direita do ataque e rolou para Van der Vaar concluir, de perna esquerda, num chute cruzado, de fora da área, indefensável para o goleiro Rui Patrício. Portugal não se abateu e saiu para o jogo. O empate veio aos 26 minutos. João Pereira costurou adversários pelo meio de campo e lançou Cristiano Ronaldo nas costas da zaga. O atacante recebeu de frente para Stekelenburg, dominou e bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro. Com a igualdade, houve chances dos dois lados no primeiro tempo, mas ninguém conseguiu balançar a rede.

Na segunda etapa, Portugal postou a defesa de forma mais fechada e conseguiu grandes oportunidades no contra-ataque, principalmente porque tinha eficiência nos desarmes das ações holandesas. Em uma delas, aos 26 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu de Pepe na intermediária defensiva, tocou pelo meio e arrancou. Nani conduziu a bola pela ponta direita e fez um lançamento preciso e cruzado, para dentro da área. Cristiano Ronaldo chegou em velocidade, tirou o zagueiro no domínio de bola e teve tranquilidade para tocar sem chances para  Stekelenburg: 2 x 1.

Suficiência
Já em Lviv, a Alemanha mostrou, pela terceira rodada consecutiva, a eficiência de sua entrosada equipe. Os germânicos abriram o placar aos 18 minutos de jogo. Após cobrança de lateral, Müller levou a bola até a linha de fundo, pela direita, e cruzou para a área. A zaga rebateu e Podolski apareceu livre, próximo à marca do pênalti, para anotar.

Cinco minutos depois, a Dinamarca conquistou o empate numa cobrança de escanteio pela direita do ataque. O grandalhão Bendtner subiu mais que a zaga no segundo poste e cabeceou para a pequena área. Krohn-Dehli estava lá e complementou, também de cabeça, para vencer Neuer.

Na segunda etapa, um contra-ataque aos 34 minutos definiu a classificação 100% da Alemanha e sentenciou a eliminação da Dinamarca. Özil recebeu pela esquerda do ataque e tocou rasteiro. A bola percorreu toda a extensão da área até checar, milimétrica, nos pés de Bender, que tocou, também rasteiro, na saída do goleiro Andersen, para definir o resultado.

Grupo C
Nesta segunda-feira, 18.06, serão definidos os classificados do Grupo C da Eurocopa. A Itália, com dois pontos em duas partidas, recebe a eliminada Irlanda em Poznan, na Polônia. O outro duelo reúne duas equipes com quatro pontos: a Croácia e a campeã mundial Espanha, em Gdansk. Os dois jogos serão às 15h45 (horário de Brasília).

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Cidade hospedou campeões mundiais durante a Copa do Mundo e recebeu legados como Centro de Treinamento e promoção da imagem local
+
Tetracampeonato na Copa do Mundo de 2014 garantiu o primeiro lugar da lista para os germânicos pela primeira vez em 20 anos
+
Jogadores e comissão técnica desfilaram em carro aberto e foram até o Portão de Brandemburgo, onde uma multidão os esperava para a celebração
+
Média de torcedores nas arenas também ficou no segundo posto. Saiba outros recordes da competição
+