Evento no Chile reforça integração turística da América do Sul a partir da Copa

05/07/2012 - 14:57
Até junho do ano que vem, 14 países receberão o Goal to Brasil, que busca ampliar o turismo no país antes, durante e depois da Copa do Mundo FIFA 2014

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, participou na manhã desta quinta-feira (05.07), em Santiago, no Chile, de entrevista coletiva na abertura do Goal to Brasil, projeto da Embratur com objetivo de promover o turismo nas 12 cidades-sede e nos entornos.
Fernandes destacou as oportunidades geradas pela Copa do Mundo, como a maior integração entre os países da América do Sul.

Até junho do ano que vem, 14 países receberão o evento, que busca ampliar o turismo no país antes, durante e depois da Copa do Mundo FIFA 2014. Também participaram da coletiva o embaixador do Brasil no Chile, Frederico Cesar de Araujo; o presidente da Embratur, Flávio Dino; e o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.


Fernandes lembrou que a Copa atrai audiência acumulada de 30 bilhões de telespectadores durante os 64 jogos, o que amplia exponencialmente as chances de projeção do pais. "E cada pessoa que estará no Brasil tem um grande potencial de projeção do país por meio de celulares e tablets", disse.

Fernandes destacou que a Copa e os Jogos Olímpicos de 2016 trarão chances de desenvolvimento e integração também aos países da América do Sul. "Estamos de braços abertos para explorar todas as oportunidades de cooperação entre os países por meio dos grandes eventos esportivos", explicou. "Podemos promover a participação dos sul-americanos no programa de voluntariado, por exemplo".

Em 2011, 217 mil turistas chilenos visitaram o Brasil. De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o Chile é o 10º parceiro comercial e o 6º em turismo. "Queremos aproveitar os megaeventos esportivos para ampliar essas visitações", afirmou. "O turismo entre países da América do Sul tem grande potencial para crescer, inclusive por meio de trens, como é feito na Europa".

Homenageada
Brasília, como  cidade-anfitriã do Goal To Brasil no Chile, teve a maquete do Estádio Nacional Mané Garrincha exposta no evento. Segundo o secretário de turismo do GDF, Luis Otávio Neves, os espectadores da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 irão se surpreender com a arquitetura da cidade, com as belezas da região e com o estádio que será palco para grande eventos. "O estádio terá capacidade para 70 mil pessoas e aposta no conceito de ecoarena multiuso, própria para shows e espetáculos".

Rafael Brais - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+