Fan Fest em Porto Alegre une rivais no futebol

12/06/2014 - 23:19
O espaço abrigou torcedores de diversos países, que confraternizaram, numa demonstração de integração e alegria

Uma movimentação que começou tímida no final da manhã e esquentou próximo ao horário da partida de abertura da Copa do Mundo. Assim foi a Fan Fest em Porto Alegre, que reuniu cerca de 10 mil pessoas no Anfiteatro Por do Sol, nesta quinta-feira (12.06), conforme a Prefeitura da capital gaúcha.

Ao som de artistas locais e tradicionalistas, como Renato Borghetti, Neto Fagundes e Luiz Carlos Borges, o público foi esquentando o ambiente antes de a bola rolar. O espaço abrigou torcedores de diversos países, que confraternizaram, numa demonstração de integração e alegria que teve a rivalidade do futebol como elemento de ligação.

Quando o telão abriu as transmissões da partida entre Brasil e Croácia, a multidão se agitou. Cantou junto com os atletas o Hino Nacional e seguiu em uníssono, assim como no estádio em São Paulo. Mas quando a partida começou e a Croácia deu os primeiros sinais de que não iria se intimidar diante dos pentacampeões, a apreensão começou a tomar conta. Veio o gol contra de Marcelo e, com ele, um silêncio desconfortável.

O empate, pelos pés de Neymar, levou os torcedores para um intervalo mais descontraído. Durante os 15 minutos até o segundo tempo, argentinos brincavam com brasileiros, mexicanos acreditavam na classificação de sua seleção, que está no mesmo grupo, à frente do Brasil. Coreanos, australianos, costa-riquenhos e japoneses também procuravam se comunicar com pessoas de outras nacionalidades. Todos se entenderam, de uma forma ou de outra.

Na segunda etapa da partida, a demora do Brasil em virar o resultado e as estocadas croatas mantinham um ar de tensão que não foi embora nem mesmo quando Neymar bateu o pênalti marcado sobre Fred e fez o 2 x 1. Já era noite escura quando Oscar, enfim, relaxou a multidão, que já começava a ir embora da Fan Fest com o rádio no ouvido e o olho no telão.

» Brasil vence a Croácia de virada na abertura da Copa do Mundo

Fotos: Claudio Medaglia/Portal da Copa#

Cláudio Medaglia, do Portal da Copa em Porto Alegre

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+