Fan Fest promove confraternização entre torcidas em São Paulo

12/06/2014 - 13:21
Policiamento no local conta com efetivo de 1.300 homens e agentes treinados para se comunicar em cinco línguas

Parece que São Paulo decidiu abrir mão de seu mais famoso clichê para receber os milhares de torcedores locais e estrangeiros para a abertura da Copa do Mundo de 2014, nesta quinta-feira (12.06). O céu azul e sem nuvens da Terra da Garoa era o convite que faltava para que uma multidão tomasse conta do Vale do Anhangabaú, no centro, para acompanhar a partida entre Brasil e Croácia na Fan Fest.

Antes das 12h, horário marcado para a abertura do evento, muitos já se colocavam na entrada aguardando a liberação. Ao redor da Fan Fest, o clima era de confraternização. Nas calçadas dos bares do local, torcedores brasileiros e croatas dividiam as mesas e algumas garrafas de cerveja.

Por ali era possível trombar com mexicanos, colombianos, japoneses, australianos, americanos e ingleses. Tão presente quanto os turistas eram as cornetas, que ocupavam os ouvidos com a música do grande palco montado para a Fan Fest.

Fotos: Leonardo Lourenço/Portal da Copa#

Segurança

A Polícia Militar de São Paulo conta com um efetivo de 1.300 homens no entorno do evento – dentro, a segurança é feita por agentes particulares contratados pela Fifa, com apoio de patrulhas da PM que agirão em casos excepcionais.

“Nosso objetivo é fazer um policiamento preventivo para evitar a desordem e a violência, para que o evento transcorra dentro da maior normalidade possível”, disse o tenente-coronel Érico Hammerschmidt, responsável pelo policiamento no local.

“E a tendência é essa, já que a gente pode observar a presença de muitas famílias e de torcedores que não têm rivalidade”, concluiu.

Para atender aos muitos estrangeiros que acompanharão os jogos no Vale do Anhangabaú, a PM tem 25 policiais que atuam como intérpretes. Eles estão aptos a se comunicar em inglês, espanhol, alemão, japonês e coreano.

Em São Paulo, a Fan Fest poderá receber, gratuitamente, até 35 mil pessoas – o acesso será controlado em tempo real. Para chegar ao Vale do Anhangabaú, o melhor é usar o metrô: as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Verde) ficam a cerca de 300 metros da festa. Nesta quinta, o público poderá acompanhar o show do cantor Luan Santana, antes de Brasil x Croácia, e de Thiaguinho, que sobe ao palco após o jogo.

Além da Fan Fest, São Paulo terá outras três exibições públicas gratuitas para a população, com capacidade para até 5.000 pessoas cada. Elas estão montadas no Parque do Jacuí, região de São Miguel; na Praça do Samba, em Perus; e na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo.

Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+