FIFA, COL e Governo Federal formarão Grupo de Trabalho em transporte e acomodação

31/05/2012 - 17:18
Representantes da entidade máxima do futebol e do Comitê Organizador Local participam de reunião do Gecopa

Foto: Glauber Queiroz/ME#Representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) participaram, nesta quinta-feira (31.05), da reunião do Grupo Executivo da Copa (Gecopa), no Ministério do Esporte, em Brasília. Ficou definido que serão formados dois grupos de trabalho, no encontro do Gecopa da segunda semana de junho, para avaliar a estrutura, discutir e planejar as operações em transporte e acomodações para a Copa do Mundo de 2014.

Presente na reunião, o diretor do Escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas, destacou a importância do trabalho conjunto entre a entidade e o governo. “Os grupos de trabalho serão importantes porque poderemos integrar os planos operacionais e cada entidade, ou órgão, trará informações importantes. A FIFA trará a experiência de outras Copas. O Brasil e as sedes vão mostrar suas experiências em transporte e acomodação. A área de transporte e de acomodação é um grande desafio, a quantidade de torcedores, de imprensa, de dirigentes, tudo isso requer planejamento e integração. Portanto, há disposição em colaborar no que for preciso para termos um evento de sucesso”.

O diretor de Operações do COL, Ricardo Trade, acredita que haverá um entendimento maior das demandas do evento e necessidades do país para a realização do Mundial. “Sempre entendemos que a participação do Governo Federal e dos governos locais é muito importante para chegarmos ao objetivo comum de realizar uma grande Copa. Esses espaços irão trazer um entendimento maior para ambos os lados, sobre as demandas e entendimento maior para pensar o que o país precisa. Melhora para o governo entender como se organiza a operacionalização da Copa, esclarece o papel do COL e acelera os processos, pois para qualquer demanda teremos um canal próximo e aberto”.

Integração
O convite para os representantes do COL e da FIFA participarem da reunião partiu do coordenador do Gecopa, Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e representante do Governo Federal no próprio COL. Ainda estiveram presentes a gerente-geral de Tráfego e Transporte do COL, Elaine Felske, e o gerente-geral de Relacionamento com as Sedes, Fábio Starling.

Durante a reunião, Fernandes apresentou a estrutura de governo envolvida com a organização da Copa e destacou o esforço conjunto dos envolvidos com o Mundial. “Essa integração ocorre num momento crucial, justamente na fase de discussão dos planos operacionais, que serão elaborados em conjunto, buscando os melhores resultados para a Copa 2014”, disse.

“Nossa ideia é trabalhar em conjunto, colaborar e integrar os planejamentos”, afirmou Fúlvio Danilas, que destacou ainda a importância da padronização de procedimentos e serviços nas 12 sedes para atender turistas e profissionais de imprensa. Segundo ele, a FIFA tem a expectativa da vinda de um grande contingente de estrangeiros para o Brasil já a partir da Copa das Confederações, no ano que vem.

“Já começamos a integração. As reuniões têm sido ótimas. De nossa parte, desejamos não só realizar a Copa, mas trazer melhorias para o Brasil”, disse Ricardo Trade. Segundo ele, em consonância com a ideia do Governo Federal, “a Copa e os Jogos Olímpicos vão acelerar os processos de melhorias”.

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+