FIFA, COL e governo reforçam confiança em Pernambuco para a Copa das Confederações

26/06/2012 - 19:39
Secretário geral da FIFA e secretário executivo do Ministério do Esporte disseram estar impressionados com o entusiasmo dos operários e otimistas com a concretização das obras para o evento de 2013
Foto: Gabriel Fialho/Portal da Copa#Secretário-geral da FIFA confere andamento das obras em PernambucoO secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, afirmou, durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (26.06), em Recife, ter ficado impressionado com o entusiasmo dos operários envolvidos na construção da Arena Pernambuco. O estádio encerrou maio com 43% das intervenções concluídas e foi apontado pela FIFA como uma das seis sedes da Copa das Confederações. A previsão oficial é de que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2013, a tempo da Copa das Confederações.
 
"Estamos confiantes nos governadores, mas o que sentimos no entusiasmo com os operários, ficamos impressionados. Foi rápido, mas temos a equipe permanente viajando pelo Brasil e queremos só uma coisa: que a Copa seja um sucesso. Aceitamos Recife como uma das seis sedes da Copa das Confederações. Tomamos essa decisão com base nos relatos das obras. E tomaremos a decisão final até novembro, quando começa a fase de venda de ingressos. ", afirmou Jérôme Valcke.
 
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, endossou a sensação de Valcke. "O que nós vimos na visita é uma obra estritamente dentro do prazo previsto. O nosso sistema de monitoramento verifica 43% e assegura que tudo está sendo desenvolvido dentro do cronograma, o que nos dá confiança de que a arena estará pronta a tempo da Copa da Confederações", disse.
 
O ex-jogador Bebeto, integrante do Conselho de Administração do COL, disse acreditar nas pessoas que comandam o projeto. "Pela vontade dos trabalhadores, não tenho dúvida nenhuma de que teremos A Copa das Confederações aqui", disse, lembrando que Recife representou, para a geração campeã em 1994, uma reviravolta na reta final das eliminatórias. "Essa cidade nos marcou muito. Entramos de mãos dadas em campo e o grupo se uniu", recordou. 
 
Ronaldo pegou carona no ex-parceiro em campo. "Aqui foi a primeira vez que joguei com a Seleção. Joguei só 5 minutos, porque o fominha do Bebeto não me deixou entrar", brincou. "Mas o que mais me marcou é o entusiasmo dos trabalhadores. Tivemos mais uma vez, hoje, a garantia de que o estádio estará pronto no prazo previsto. Espero voltar aqui quando estiver pronto e jogar uma pelada com todos eles", afirmou.
 
Sorteio
Além de Recife, estão na Copa das Confederações Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador. O torneio será disputado de 15 a 30 de junho e reúne oito equipes, divididas em dois grupos de quatro Seleções. Estão garantidas, até agora, Brasil, México, Japão, Espanha e Taiti. Faltam ser definidos os representantes da Europa (será o campeão da Eurocopa, ou o vice, caso a Espanha seja a vencedora) e da África.
 
O sorteio dos grupos será em 1º de dezembro, em São Paulo. Lá será anunciado o segundo cabeça de chave (o primeiro é o Brasil). "O outro cabeça de chave será anunciado no sorteio. Quanto aos ingressos, já sei os patamares de preços. Estamos trabalhando com o Comitê Organizador Local, com base no que fizemos na África do Sul. Não vai ser muito diferente dos preços de lá, mas o valor ainda não é público", disse Valcke.
 
Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+