Fifa divulga procedimentos para o sorteio dos confrontos da repescagem europeia

17/10/2013 - 17:16
Evento será realizado no dia 21 de outubro, às 10h (de Brasília). Os jogos serão disputados nos dias 15 e 19 de novembro

A Fifa divulgou os procedimentos para o sorteio dos confrontos da repescagem europeia, que será realizado no dia 21 de outubro, às 10h (de Brasília). Os oito melhores segundos colocados das eliminatórias foram definidos após o encerramento da fase de grupos da competição.

As seleções classificadas serão distribuídas em confrontos de ida e volta, que definirão os últimos quatro representantes da Europa para a Copa do Mundo. Os jogos serão disputados nos dias 15 e 19 de novembro.

Os oito países classificados para a repescagem serão divididos em dois potes de acordo com a posição no ranking da Fifa, divulgado nesta quinta-feira (17.10):

» Pote 1: Portugal (14º), Grécia (15ª), Croácia (18ª) e Ucrânia (20ª)

» Pote 2: França (21ª), Suécia (25ª), Romênia (29ª) e Islândia (46ª)

Uma seleção será sorteada no Pote 1 e uma seleção será sorteada no Pote 2. Em seguida, as duas bolinhas serão colocadas em um terceiro pote. Essas duas bolinhas serão novamente agitadas e sorteadas uma de cada vez. A primeira bolinha a sair definirá o país que disputará o jogo de ida em casa. O mesmo procedimento será repetido para as demais bolinhas em cada pote.

O sorteio será conduzido por Gordon Savic, diretor da Fifa para as eliminatórias da Copa do Mundo, com a assistência de Alexander Frei, ex-jogador e maior artilheiro da história da Suíça. Ele participou dos últimos dois Mundiais e marcou 42 gols em 84 jogos com o uniforme nacional.

Gol fora de casa

A seleção que marcar o maior número de gols nas duas partidas estará classificada. Em caso de empate, vence a equipe que tiver anotado o maior número de gols fora de casa. Se ainda assim não for possível determinar um vencedor, o segundo jogo terá uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos cada, valendo a regra do gol qualificado para os visitantes. Caso nenhum gol seja marcado durante a prorrogação, a decisão será feita por cobranças alternadas de pênalti.

Fonte: FIFA

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+