Finalizado o plantio do gramado do Maracanã

14/03/2013 - 10:22
Ao todo, são nove mil metros quadrados de área plantada com grama da espécie Bermuda celebration. O processo foi iniciado no último domingo (10.03)

Foto: Érica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro#

O plantio do novo gramado do Maracanã terminou nesta quarta-feira (13.03). Foram plantadas 360 placas, depois de recortadas de um gramado cultivado numa fazenda em Saquarema, na Região dos Lagos, e transportadas, em forma de rolos, até o estádio em caminhões. Ao todo, são nove mil metros quadrados de área plantada. O processo foi iniciado no último domingo (10.03).

Desde outubro do ano passado, as mudas foram adubadas e receberam o controle adequado em Saquarema até o crescimento e fortalecimento para replantio no estádio. O cultivo durou o tempo necessário para possibilitar o seu enraizamento no Maracanã. A grama plantada nos dois primeiros dias já está enraizando no terreno que possui a mesma areia fertilizada da fazenda.

“Este gramado é o definitivo, o que será usado tanto na Copa das Confederações quanto na Copa do Mundo. Necessita apenas dos cuidados de manutenção normais, mas é o que existe de melhor para nossas condições”, disse Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), em referência à escolha da espécie Bermuda celebration.

Segundo Moreno, pela primeira vez é usado no Brasil o sistema de plantio em forma de rolos de grama, cuja tecnologia e maquinário específicos são largamente aplicados nos melhores estádios europeus, como o Camp Nou, do Barcelona.

Nova cobertura
Na reta final, a reforma do Maracanã emprega 6,5 mil trabalhadores, em mais de mil frentes, com destaque para a colocação da cobertura. Os operários e alpinistas brasileiros e europeus continuam estendendo as peças de lona de fibra de vidro e teflon da cobertura. Pelos cálculos dos técnicos responsáveis pelo trabalho, até sábado metade da estrutura metálica já estará coberta. A cobertura terá120 peças, cada uma com 15 metros de largura por 68 metros de comprimento.

O Maracanã sediará três jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 e outros sete do Mundial de 2014, incluindo a final dos dois torneios. O Governo do Rio de Janeiro garantiu a entrega da obra do estádio para 27 de abril e a realização de três eventos-testes, incluindo o teste oficial, em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra.

Leia também:

» Estruturas dos telões começam a ser instaladas no Maracanã

» Prefeitura do Rio estuda decretar ponto facultativo na partida de 20 de junho da Copa das Confederações

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+