Forças de saúde e segurança de Manaus realizam simulado como preparação para a Copa

19/09/2013 - 15:35
A ação teve a partipação do Samu, Bombeiros, órgãos de trânsito e Defesa Civil e foi o primeiro realizado na cidade

Um simulado de socorro a torcedores vítimas de um acidente na Avenida Torquato Tapajós, na zona centro-oeste de Manaus, foi realizadao nesta quarta-feira (18.09). A ação integra uma série de testes para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e foi coordenada pelo governo do Amazonas e teve a participação de órgão municipais.

A situação simulada foi uma colisão entre um ônibus com torcedores estrangeiros e um caminhão em um posto de combustível. Rapidamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros às vítimas e encaminhá-las ao pronto-socorro.

“É o primeiro simulado que nós participamos. Toda nossa ação, desde o momento que fomos acionados nas bases até o encaminhamento para o pronto-socorro, durou 26 minutos. Agora vamos avaliar e ver se foi positivo e melhorar caso seja necessário", disse o coordenador do Samu, Enzio Nobre. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas em motos – chamadas de motolâncias – participaram da ação.

A Defesa Civil municipal isolou a área assim que chegou ao local. O trabalho é importante para isolar os curiosos da área do acidente e dar espaço suficiente para os trabalhadores do Samu e dos Bombeiros prestarem socorro. “A área fria é a área onde a gente faz o primeiro isolamento para que as pessoas não adentrem a área do sinistro, que é a área quente onde os Bombeiros e o Samu estão trabalhando no socorro às vítimas”, disse o técnico da Defesa Civil, Renilson Monte.

O trânsito de veículos de passeio e do transporte coletivo foi desviado da área do simulado como se fosse um acidente real. Fiscais da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU) e Agentes de Trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) deram orientações aos motoristas sobre o desvio.

Fonte: prefeitura de Manaus

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Centro Integrado de Comando e Controle regional realizou 1,1 monitoramentos diários e acompanhou 300 atividades essenciais durante os 31 dias do Mundial na capital mineira
+
Profissionais federais e distritais trabalharão juntos em evento que terá 19 chefes de Estado
+
Iniciativa da FIFA, com apoio do governo federal, levou atividades físicas e noções de saúde para mais de 150 alunos de oito escolas públicas de Brasília
+